Alimentação Saudável

3 receitas de queijos vegan para preparar em casa

Têm menos gordura saturada e podem ser usados para barrar no pão ou fazer gratinados.

Parece de-li-ci-o-so.

O queijo é “o produto fresco ou curado, de consistência variável, obtido por coagulação e dessoramento do leite ou do leite total ou parcialmente desnatado” e também “da nata, do leitelho, bem como da mistura de alguns ou de todos estes produtos, incluindo o lactossoro”, segundo a legislação alimentar portuguesa. No entanto, hoje em dia, já não é bem assim.

A alimentação saudável é cada vez mais uma realidade nas casas portuguesas e nos restaurantes, e a procura por alimentos de origem animal também foi diminuindo. Resultado: surgiram outros tipos de queijo, que embora não se encaixem na definição anterior, não deixam de o ser. O queijo vegan é um desses exemplos.

“Na sua essência não é queijo, nem nutricionalmente é equivalente. No entanto, para barrar um pão ou fazer gratinados é uma opção alternativa ao queijo e com menor teor de gordura saturada”, explica à NiT Marta Mourão, nutricionista na cadeia de ginásios Holmes Place.

De acordo com a especialista, pode encontrar várias versões à venda nos supermercados, mas estão carregadas de gorduras e derivados de açúcar. Para o ajudar, temos três receitas de queijos vegan que pode preparar em casa.

Contudo, antes disso, saiba que há cinco ingredientes que deve ter sempre em casa: amêndoa, castanha de caju ou sementes de girassol; azeite; especiarias (paprika, óregãos ou manjericão); levedura; ágar-ágar (ativar com água a ferver durante oito a dez minutos e só depois misturar muito bem com os restantes ingredientes já triturados).

Carregue na imagem e conheça as receitas sugeridas por Marta Mourão.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo