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Alimentação Saudável

3 mitos (absurdos) sobre a banana que deve começar a ignorar

Será que engorda? E não pode mesmo ser consumida à noite? A nutricionista Maria Gama explica tudo.

Esta fruta não é sua inimiga.

Ainda hoje a banana é vista como sabotadora de dietas, fruto proibido porque engorda. E mesmo com todos os pratos saudáveis a incluírem a banana na sua composição, há quem desconfie. Isso acaba hoje.

De acordo com a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“, este alimento fornece várias vitaminas e minerais importantes para o organismo — algumas que até ajudam a ter um sono mais tranquilo. Já para não falar do facto de funcionar como um relaxante muscular, devido à quantidade de magnésio presente na sua composição.

Se ainda não está convencido porque não consegue parar de pensar nos mitos sobre as bananas, a NiT está prestes a acabar com todas as dúvidas.

1. A banana engorda

Como qualquer outro alimento, tudo o que é em excesso faz mal e pode levar ao aumento de peso e a banana não é exceção. Mas se o seu consumo for moderado, é uma ótima aliada na dieta e na balança.

“Este tipo de fruta pode ter mais calorias comparativamente com outras , mas não é por isso que não deve ser consumida. O importante é variar, optando sempre por fruta da época. Até porque a banana, devido ao seu sabor, pode servir como estratégia para quando nos apetece algo doce. Banana aquecida no microondas com canela é uma ótima sugestão”, diz à NiT a especialista. Também pode triturar uma banana congelada com cacau em pó para em menos de nada ter um gelado super saudável e cremoso.

2. Faz mal comer banana à noite

Esta fruta pode ser consumida em qualquer horário, dependendo da ingestão alimentar diária. No entanto, acredite ou não, agrupa mais benefícios à noite. Se treina com frequência, por exemplo, comer esta fruta pode ajudar no ganho de massa muscular, já que é no período noturno que a síntese proteica é máxima.

“O mais importante é ter noção daquilo que se comeu ao longo do dia, bem como a quantidade de fruta.” Como a banana tem um elevado teor em hidratos de carbono, se já consumiu a quantidade recomendada no resto do dia, aí não será boa ideia optar por esta fruta. Mas, de uma forma geral, comer banana à noite não faz mal.

3. Deixa-nos ainda com mais fome

Não, muito pelo contrário. “Uma vez que é uma fonte de fibra (três gramas em cada 100), a banana ajuda a controlar a saciedade ao longo do dia. Ou seja, ficamos sem fome durante mais tempo depois de a consumir. No entanto, o importante ter em atenção as combinações dos alimentos para que este efeito seja maior.” Um dos mais conhecidos é juntar banana e manteiga de amendoim ou aveia.

A NiT dá-lhe cinco receitas saudáveis onde pode incluir este alimento sem medo. Carregue na galeria para descobrir.