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Alimentação Saudável

3 bebidas para incluir ao pequeno-almoço se quiser emagrecer

As recomendações da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo são simples e rápidas de preparar.
Vai querer saber isto.

Mais do que aquilo que se põe no prato, uma das grandes dúvidas de quem começa uma dieta está relacionada com a bebida que se deve ingerir ao pequeno-almoço. Afinal, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, “quando combinadas com um estilo de vida saudável e equilibrado, algumas bebidas podem potenciar a perda de peso”.

Devemos continuar a beber leite com café? E sumo de laranja natural? A resposta da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo não é nenhuma destas opções.

“Bebidas que contenham cafeína ou ricas em proteína podem acelerar o metabolismo, promover a saciedade e diminuir o apetite, o que poderá ajudar a perder peso”, esclarece à NiT.

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há três bebidas específicas que deve alternar durante a semana na primeira refeição do dia.

1. Chá verde com hortelã

O chá verde é rico em polifenóis e cafeína que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir a gordura corporal. Além disso, aumenta a libertação de colecistoquinina — uma hormona responsável pela sensação de saciedade. Já a hortelã tem propriedades digestivas, ajudando a diminuir a sensação de barriga inchada. É por isso que juntar estes dois ingredientes numa só chávena cria uma bomba saudável.

2. Água com limão e sementes de chia

Foi uma das bebidas mais populares do mundo fit durante o ano passado e é uma das recomendações da nutricionista. Vamos por partes. A chia é rica em proteína, fibra, ómega 3, cálcio, magnésio, ferro e potássio. É por isso que promove a saciedade e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, o limão ajuda na digestão e promove a eliminação de toxinas.

São bebidas simples e rápidas de preparar.

“A combinação destes dois alimentos promove a perda de peso, especialmente se ingerir esta bebida de manhã, sendo menos provável que cometa asneiras ao longo do dia. Mas lembre-se: a chia deve ser sempre consumida hidratada“, alerta a especialista.

Só tem de juntar uma a duas colheres de sopa de sementes de chia para uma chávena de água e deixar repousar durante uma hora ou de um dia para o outro. Depois, adiciona o sumo de meio limão.

3. Água com gengibre

Há mais uma infusão na lista. Desta vez, o gengibre é o principal ingrediente. Segundo Bárbara de Almeida Araújo, ao adicionar este alimento mágico, está a tirar proveito de todos os seus benefícios — ele é fonte de vitamina C, potássio, manganês, cobre, magnésio e vitamina B6. Mas a melhor parte é o facto de ter uma ação termogénica e, por isso, acelerar o metabolismo e ajudar a perder de peso. Além disso, “tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias”.

O método de preparação desta bebida é bastante simples: para um litro de água deve adicionar quatro a cinco rodelas de gengibre.

A ação isolada destas bebidas não é suficiente para alcançar os seus objetivos de peso. É importante manter uma alimentação equilibrada e variada em todas as refeições, bem como praticar exercício físico (mesmo que seja apenas uma caminhada diária de 30 minutos).

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