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Alimentação Saudável

3 alimentos que ajudam a emagrecer e que pode (e deve) levar para o trabalho

Quase não dão trabalho a preparar e vão ajudar a controlar a fome. Tome nota da lista.
Os ovos fazem parte desta lista.

Não há só alimentos obrigatórios para ter em casa quando se quer emagrecer, no trabalho também. Há, pelo menos, três coisas que poder ter na carteira para controlar o apetite e, consequentemente, conseguir emagrecer. Quase não dão trabalho a preparar, são leves e baratas.

Não são alimentos impossíveis de encontrar em supermercados. Muito provavelmente, até os tem no frigorífico — só não está a dar-lhes toda a utilidade que merecem. Estamos a falar do ovo, do pepino e da água com gengibre.

Porquê estes e não outros? São saciantes, alguns têm uma quantidade de calorias bastante baixa e são fáceis de transportar. A NiT dá-lhe mais razões para não se esquecer deles em casa.

1. Ovo

Se há alguns anos ele era considerado um vilão, acreditando-se que provocava aumento do colesterol. Agora é o alimento mais cobiçado do mundo fit, visto como um alimento completo e que pode ser inserido na dieta diária de qualquer pessoa saudável.

Porque é que pode ser um ótimo aliado na perda de peso? Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, é um alimento rico em proteína e gordura, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. É o snack perfeito e talvez o mais simples: coze dois ovos e já está.

O pepino é um deles.

2. Pepino

Não ignore o pepino: ele pode ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Uma unidade tem 16 calorias por 100 gramas. Além disso, é rico em ferro, potássio, betacaroteno e nas vitaminas A, B e C, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Porém, não é apenas isso que o torna um alimento essencial. Tem tudo a ver com o facto de 95 por cento da sua composição ser água, ajudando também na hidratação — um fator fundamental para quem está a tentar emagrecer.

Mas há mais: é um alimento conhecido pelas suas propriedades diuréticas e depurativas. Por isso, incluí-lo na alimentação vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas e, como consequência, a ter uma barriga mais lisa. Pode cortar este alimento em tiras, pôr no frasco e levar na carteira.

3. Água com gengibre

Também pode levar uma garrafa com quatro chávenas de água e uma colher e meia de gengibre ralado. Ao adicionar este alimento mágico, está a tirar proveito de todos os seus benefícios — ele é é fonte de vitamina C, potássio, manganês, cobre, magnésio e vitamina B6. Mas a melhor parte é o facto de ter uma uma ação termogénica e, por isso, ajudar a promover a perda de peso. Por outras palavras, o gengibre acelera o metabolismo e, consequentemente, queima gordura.

Segundo a especialista, a melhor forma de fazer esta bebida é ferver a água e adicionar o gengibre. Deixa repousar durante 10 minutos e depois coar. Pode beber frio ou quente. Se quiser, pode ainda adicionar mel ou xarope de ácer e um pouco de sumo de limão. “Mas atenção que as mulheres grávidas não devem ingerir mais do que uma grama dia. E o gengibre não deve ser consumido por crianças com menos de dois anos”, alerta à NiT Bárbara de Almeida Araújo.

No caso do ovo e do pepino, há outras receitas que pode preparar para levar para o trabalho. Carregue na galeria para tomar nota.