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Alimentação Saudável

15 alimentos ideais para quem quer baixar o colesterol

Os alimentos ricos em ómega três, antioxidantes, fitonutrientes e fibra podem ser os seus melhores aliados.

A quinoa é um dos alimentos que fazem parte desta lista milagrosa.

Quando ouvimos falar em colesterol, pensamos logo numa coisa má. Mas sabia que o colesterol é essencial para a produção de vitamina D, sais biliares e de diversas hormonas? Além disso, “tem uma importante função estrutural, encontrando-se presente nas membranas de todas as nossas células”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

No fundo, ele é bom. O problema somos mesmo nós que o contagiamos com chocolates, pacotes de batatas fritas e outros alimentos processados calóricos e ricos em açúcares.

O colesterol é produzido naturalmente pelo organismo. No entanto, também deve ser obtido através da alimentação, numa dose máxima de 300 miligramas por dia.

Segundo a nutricionista, o problema é quando os níveis de colesterol total e de LDL — o colesterol mau — estão elevados. Isto é, superiores a 190 e 115 miligramas, respetivamente. “Isto constitui um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares bastante elevado.”

Como é que isto acontece? As LDL transportam o colesterol do fígado para o tecidos (músculos e órgãos). Se for em excesso, ele vai acabar por acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos. Resultado: acontece um processo inflamatório.

Já as HDL — o colesterol bom —, “transportam uma pequena quantidade de colesterol dos tecidos novamente para o fígado para ser eliminado”. A verdade é que os dois tipos de colesterol são necessários, mas em quantidades adequadas.

Quando os valores estão mais elevados do que é suposto, a primeira estratégia passa por uma mudança de estilo de vida. Sim, estamos a falar tanto de alimentação como de exercício físico. Aliás, a NiT já criou um guia para controlar de vez o colesterol — se ainda não leu, passe por lá.

Os alimentos ricos em gorduras saturadas, como as carnes vermelhas, e trans saturadas, como as gorduras hidrogenadas presentes nos alimentos processados, são alguns dos que deve evitar. Por outro lado, e porque nem tudo é mau, também existem alimentos que, devido às suas características nutricionais, podem ser os aliados perfeitos para baixar o colesterol.

“Os alimentos ricos em ómega três, antioxidantes, fitonutrientes e fibra” são alguns dos que deve privilegiar.

Carregue na imagem e conheça a lista de alimentos que ajudam a baixar o colesterol.