Alimentação Saudável

15 alimentos que fazem bem da cabeça aos pés

Têm antioxidantes, são essenciais para o organismo e têm vários benefícios. Tome nota da lista.

Pode dar dez mil passos por dia, participar numa corrida todos os meses e até fazer cinco maratonas por ano, mas de nada serve se não tiver uma boa alimentação. Porquê? Porque é ela que protege e potencia as capacidades do organismo para que não esteja sempre com alergias, constipações e todas aquelas coisas chatas que teimam em aparecer.

Neste tema surgem sempre dois conceitos: os antioxidantes e os radicais livres. Os primeiros são bons e destroem os segundos — os maus, está claro.

Em entrevista à NiT, a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia“, explicou que “um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas”. Já os radicais livres fazem precisamente o contrário: enquanto um inibe a oxidação das células, o outro é resultado desta mesma oxidação.

Sem os antioxidantes, o organismo fica muito mais exposto doenças cardiovasculares, arterosclerose, cancro, doença de Alzheimer e doenças pulmonares. No fundo, são o resultado de uma sistema imunitário fraco.

Embora o organismo produza antioxidantes naturalmente, também há vários alimentos que podem ajudar. Aliás, de acordo com a nutricionista, consumo cru de alimentos como frutas e vegetais é mais benéfico para a absorção de antioxidantes.

Os alimentos ricos betacaroteno, vitamina A, C e E, flavonoides, catequina e carotenoides são alguns dos antioxidantes que deve privilegiar.

Mas como são só nomes esquisitos, o melhor é carregar na imagem e tomar nota dos 15 alimentos que fazem bem da cabeça aos pés.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo  

outros artigos de alimentação saudável