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Alimentação Saudável

12 lanches que o vão ajudar a controlar o apetite (e o peso) enquanto trabalha

São fáceis e rápidos de fazer. Aliás, alguns nem precisam de preparação.
São propostas saudáveis.

Ao longo dos últimos anos, os nutricionistas sugeriram vários lanches aos leitores da NiT. Como os mais populares são aqueles que, além de saudáveis e deliciosos, nos fazem passar pouco tempo na cozinha, fizemos uma seleção de 12 propostas.

Qualquer um deles é ideal para estes tempos de pandemia, seja em casa ou no local de trabalho, já que ajudam a controlar o apetite durante mais tempo e a evitar ataques de fome. Não se esqueça: ignorar a fome não é uma opção — isso só vai criar mais compulsão pela comida, sobretudo por alimentos pouco saudáveis.

Um lanche acabado de fazer e que não rouba muito tempo é o bolo de caneca. A sugestão da nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, é uma versão com dois ingredientes. Sim, leu bem: dois. Mistura tudo, leva ao microondas e está feito.

O que a especialista também adora como lanche é algo tão simples como ovos cozidos. São “um alimento com grande valor nutricional e muito versátil”, e ajudam mesmo a manter a sensação de saciedade.

Já a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, aposta nas bolinhas saudáveis. Mistura cinco ingredientes, guarda no frigorífico e em pouco tempo tem um lanche pronto.

Se preferir um lanche daqueles em que basta abrir uma embalagem e já está, pode escolher as galettes. São alternativas com uma lista de ingredientes bastante simples — o que é, desde logo, um indicador de que são um bom aliado para este objetivo. É por isso que são uma das sugestões mais frequentes das nutricionistas. As mais consumidas são as versões de milho e arroz.

No caso das bolachas de arroz, cada galette contém 23 calorias, 0,2 grama de lípidos, 4,8 de hidratos de carbono, zero de açúcares, 0,2 de fibra e 0,6 de proteína. Já uma galette de milho representa 23 calorias, 1 grama de lipídos, cinco gramas de hidratos de carbono, 0,5 de açúcares, 0,2 de fibra e 0,4 de proteína.

Carregue na galeria para conhecer os 12 lanches para controlar o apetite (e o peso) enquanto trabalha.