Alimentação Saudável

10 receitas saudáveis (e deliciosas) com canela para experimentar em casa

Dos bolos aos pães, passando pelas bolachas e scones, há várias propostas para replicar.
O mais difícil vai ser decidir por qual quer começar.

É uma das especiarias mais consumidas em todo o mundo e o que não faltam são motivos para justificar esse facto. Seja em pó ou em pau, a canela é rica em fibra, manganês, cálcio, ferro e vitamina K. Mas há mais razões para incluir este alimento na alimentação diária.

A canela está muitas vezes associada ao processo de emagrecimento e a verdade é que pode mesmo ajudar, devido ao seu efeito termogénico. Explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo que o seu consumo temperatura corporal e acaba por forçar o organismo mais energia. Como consequência, queima-se mais calorias e gordura. 

Como é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular, esta especiaria é uma boa solução para se manter saudável e jovem dos pés à cabeça.

Segundo a especialista, que é autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, a canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, tendo um efeito antidiabético. “Meia a duas colheres de chá de canela por dia são suficientes para tirar proveito deste benefício”, diz.

Em pó ou em pau.

Para tirar proveito de todas estas vantagens, a NiT selecionou dez receitas saudáveis com este ingrediente. Uma delas são uns deliciosos muffins que juntam esta especiaria e canela. Pode, então, comer este mini bolo ao pequeno-almoço, incluí-los ao lanche ou ter sempre à mão para quando tem aqueles desejos incontroláveis por doces.

Também há uma receita de pão de canela que promete conquistar qualquer pessoa. É feita sem glúten ou laticínios, o resultado final é uma sugestão com uma textura agradável e ligeiramente húmida. 

Depois, aproveite e experimente uns scones com este ingredientes. É uma versão vegan, baixa em hidratos de carbono e sem glúten. Mas há mais opções.

Carregue na galeria para conhecer, então, dez receitas saudáveis (e deliciosas) com canela para experimentar em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT