Alimentação Saudável

10 dicas para recuperar a forma depois das férias

Provavelmente até sabe quais são, mas nunca as coloca em prática. A NiT dá uma ajuda.

Ai, ai, ai.

Gelados, caracóis, marisco. Tostas, gin, sangria, gelados. Nas férias sentimo-nos livres para deixar a dieta de lado e tirar a barriga de miséria. Passados os três meses já ganhámos uns quilos a mais, no fim do verão as calças preferidas já não servem. Nada tema, a NiT tem dez dicas para conseguir recuperar das tragédias alimentares que fez.

Como é que vamos resolver isso? Segundo Joana Margalho, nutricionista no Holmes Place, uma dieta detox é a solução, já que está associada a dietas de baixo valor calórico que restringem o consumo de carnes vermelhas, leite e derivados, açúcares, farinhas refinadas e gorduras.

Geralmente, estas dietas incentivam o consumo de fruta, legumes crus ou cozidos e chás diuréticos. No fundo, é uma limpeza ao organismo que vai ajudar a recuperar a forma.

“Quem após o período de férias resolver retirar da dieta habitual (durante alguns dias) certos alimentos por achar que são eles os responsáveis por “viver intoxicado” e complementar essa prática com a ingestão de quantidades generosas de fruta, legumes e leguminosas não corre grandes perigos nutricionais”, explica à NiT.

No entanto, se a opção passar por substituir as principais refeições por sumos ou batidos, vai ficar carente em proteínas e ácidos gordos essenciais. Além disso, eles são normalmente ricos em fibras, que têm efeitos laxantes que podem provocar desidratação, desequilíbrio e perturbar a flora intestinal, o que não traz qualquer benefício para o organismo, segundo a nutricionista.

Lembre-se: “Esta situação coloca em causa a forma saudável como vai perder peso, uma vez que é sustentada em grande parte pela desidratação e atrofia muscular.”

Por isso, o mais seguro, após vários dias de excessos nas férias, é retomar a rotina com uma dieta equilibrada e com exercício físico.

Carregue na imagem e tome nota de dez dicas que vão ajudá-lo a começar.

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