NiTfm live

Alimentação Saudável

10 alimentos ricos em cálcio — e não são lacticínios

Quando pensamos em cálcio é o leite que nos vem à cabeça, mas existem outros alimentos ricos neste nutriente.

Um deles está nesta imagem (e não é o leite).

Sabia que o cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo? Além disso, tem funções essenciais no nosso organismo: é importante para formação de ossos e dentes fortes e saudáveis, nos músculos e no sangue. Quase sempre associamos este nutriente ao leite, mas existem outros alimentos ricos em cálcio — e não são lacticínios.

“De facto, o leite é uma boa fonte de cálcio, é barato e uma fonte acessível a toda a gente. Contudo, o consumo de leite tem sido cada vez mais discutido”, diz à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Será que precisamos mesmo de beber leite? Será que nos faz bem? Existem várias teorias que dizem que o leite acidifica o sangue e que isso provoca uma saída do cálcio dos ossos, na tentativa de alcalinizar o sangue. Isto significa que estamos a ingerir cálcio mas, ao mesmo tempo, o nosso corpo retira este nutriente dos nossos ossos. Contudo, ainda não há certezas.

“Não acho necessário retirar completamente da alimentação, caso a pessoa goste e queira beber leite. No entanto, devemos intercalar com bebidas vegetais enriquecidas e incluir na nossa alimentação diária outros alimentos fornecedores de cálcio”, acrescenta.

O leite contém 120 miligramas de cálcio por cada 100 gramas. Mas sabia que as sementes de chia, por exemplo, possuem 631 por cada 100?

Carregue na imagem e descubra dez alimentos ricos em cálcio.