NiTfm live

Alimentação Saudável

Quem disse que só podia comer pão ao pequeno-almoço?

Falámos com a nutricionista Helena Real que nos desvendou os nove principais mitos sobre o alimento mais popular de qualquer casa.

O pão sempre foi um pequeno monstro para quem quer começar uma dieta para perder peso: é um alimento super acessível e prático, que fica bem a qualquer hora do dia e que está demasiado enraizado nas nossas rotinas. O problema está na sua má fama: todos dizem que ele engorda muito.

Com a ajuda de Helena Real, nutricionista da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, a NiT decidiu defender a honra do pão. Vamos lá desvendar os nove principais mitos em torno dele.

Mas antes, é importante explicar que existem diferentes tipos de pão. A principal diferença, em quase todos os casos, reside na utilização de diferentes farinhas. A mais aconselhada é a farinha de cereais integrais — normalmente associada ao pão escuro. Ela é mais rica em fibra e tem hidratos de carbono complexos, que nos mantêm sem fome durante mais tempo.

Mas atenção: isso não significa que ela é tão ou mais calórica do que a usada no pão branco — e este é um dos mitos que vamos desmontar.

Carregue na imagem para conhecer os mitos revelados pela nutricionista.