NiTfm live

Alimentação Saudável

Snack da semana: mousse de chocolate falsa

Aproveite esta receita da nutricionista Lillian Barros para uma sobremesa de Natal: ela ensina-nos a transformar esta sobremesa tão conhecida num prato muito mais saudável sem estragar o sabor.

“Por vezes apetece-nos uma sobremesa, mas a facadinha na dieta deita tudo a perder, deixa sobretudo um peso na consciência”, explica Lillian Barros, autora do blogue Santa Melancia que deu à NiT uma receita mais leve, mais saudável e menos calórica da tradicional mousse de chocolate.

“Esta mousse de chocolate é completamente fake”, conta a nutricionista, que admite que adora desconstruir receitas conhecidas e transformá-las em algo parecido, mas com um valor nutricional muito mais “interessante”. “Esta receita pode perfeitamente substituir a tradicional e aliviar a fatura a pagar quando subir à balança”.

Nesta receita de mousse não vai precisar de açúcar e o único chocolate que será necessário é o preto.


Ingredientes:
— Um abacate maduro;
— Duas colheres de sopa de cacau em pó (pode optar por cacau cru);
— Mel a gosto;
— Dois quadrados de chocolate preto com mais de 70% de cacau:
— Essência de baunilha.


Modo de preparação:

Misturar todos os ingredientes e triturar num robô de cozinha até obter uma textura cremosa e homogénea.Colocar a mistura num recipiente próprio e reservar no frigorífico durante cerca de 30 a 45 minutos.No final, guardar um dos quadrados de chocolate preto para fazer umas raspas para o topping da sua mousse.