NiTfm live

Alimentação Saudável

A receita que aprendemos a fazer com o Movimento 2020

Um aveludado de beringela com filetes de pescada e salada de espinafres com romã. Este foi o prato que o chef Fábio Bernardino preparou para a NiT. É saudável, completo e simples de fazer.

Toda a equipa da NiT ajudou: cortámos batatas, pimentos, alho, cebola, raspámos gengibre, descascámos romãs e ajudámos a empratar. Tudo isto, enquanto ouvíamos, atentamente, o chef Fábio Bernardino, da Travel & Flavors

, a explicar-nos como é que se preparava um aveludado de beringela, com filetes de pescada e salada de espinafres com romã. Esta sessão de showcooking decorreu no dia em que o Movimento 2020

esteve na redacção da NiT a fazer uma sessão de team building

sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Todos os nutrientes mais importantes estão presentes neste prato equilibrado e completo, que se enquadra no tipo de dieta mediterrânea. Uma dose tem cerca de 290 calorias, sendo que o nutriente predominante, depois dos hidratos de carbono (34,8 gramas), são as proteínas (21,3 gramas).

 

A quantidade de gordura e de sal foi um dos temas principais desta sessão de showcooking: o chef utilizou muito pouco azeite (o prato só tem 7,3 gramas de lípidos) e não utilizou sal. O resultado foi um prato com muito sabor, sobretudo devido às especiarias e ao gengibre. Não acredita? Experimente fazer em casa — nós damos-lhe a receita.

Ingredientes:
— 400 gramas de filetes de pescada;
— 400 g de beringela;
— 30 g de alho;
— 30 g de cebola roxa;
— 30 g de cebolinho;
— 100 g de pimentos coloridos;
— 20 g de gengibre;
— 60 g de sementes de papoila;
— 10 g de sementes de mostarda;
— 5 g de pimenta verde em grão;
— 5 g de pimenta preta em grão;
— 100 g de espinafres;
— 60 g de romã;
— 20 g de azeite;
— 30 g de vinagre de frutos vermelhos;
— 520g de batata.

Método de preparação:

Batatas: Lavar as batatas. Assar as batatas no forno durante 20 minutos a 200 graus.

Beringela: Assar a beringela no forno durante 20 minutos a 200 graus. Retirar a pele da beringela. Cortar a cebola roxa, o alho. Saltear em quatro colheres de sobremesa de azeite a beringela, a cebola roxa e o alho. Temperar com pimenta e polvilhar com o cebolinho picado.

Filetes de pescada: Esmagar num almofariz, o restante alho, quatro colheres de sobremesa de azeite, a pimenta verde e preta em grão e o gengibre e as sementes de papoila e mostarda até criar uma pasta. Cobrir os filetes com este preparado. Levar ao forno durante 10 minutos a 180 graus.

Salada de espinafres: Preparar um vinagrete de romã envolvendo os gomos desta com o vinagre de frutos vermelhos e quatro colheres de sobremesa de azeite. Regar os espinafres com este vinagrete.

Servir os filetes sobre uma cama de beringela com a batata a murro a acompanhar com a salada.