Alimentação Saudável

8 regras detox para fazer um reset ao organismo

A nutricionista Marta Mourão revela à NiT os oito hábitos obrigatórios para eliminar o rasto de tudo aquilo que fez de mal durante o fim de semana.

O conceito “comer bem demais” não existe. Se conseguirmos levar a alimentação mais limpa e cuidada de sempre, ótimo. Perfeito. Ainda assim, é praticamente impossível isto acontecer – é uma ideia utópica. Todos temos os nossos guilty pleasures e todos temos o direito a, de vez em quando, satisfazer e ouvir os nossos instintos gulosos.

O fim de semana costuma ser a altura em que a quebra das regras de uma dieta mais acontecem. Temos mais tempo livre, que passamos com os amigos, na rua, ou em casa. Um bolo, um prato mais calórico ou um pacote de bolachas caem sempre bem nestes programas. Mas em excesso, isto pode ter consequências: “Acabamos por sobrecarregar o nosso organismo de substâncias que têm um efeito pró inflamatório e nefasto”, explica Marta Mourão, nutricionista do Holmes Place (holmesplace.pt), com quem a NiT falou para saber quais é que são os oito melhores hábitos para desintoxicar o organismo.

A nutricionista explica que os produtos mais problemáticos são aqueles que são “açucarados, processados ou ainda peixes ricos em metal ou mercúrio”.

“Desintoxicar significa desenvolver um processo que potencie a eliminação destes elementos ou a sua transformação em componentes tolerados pelo corpo humano”, explica. “Hábitos alimentares desintoxicantes baseiam-se nos princípios de uma alimentação funcional , cuja acção não passa por eliminar diretamente toxinas, mas por ativar os diversos sistemas do nosso organismo para que tal aconteça”, acrescenta.

Desde começar o dia com um copo de água com limão, ou incluir sempre um citrino ou frutos secos entre refeições.

Para conhecer as oito regras básicas para desintoxicar o organismo, carregue na imagem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT