« Estes são os “Biggest Losers” da vida real

Eduíno Ribeiro: “Chamavam-me baleia fora de água”

Começou por ser um técnico informático com 150 quilos. Atualmente, Eduíno Ribeiro, 35 anos, é um instrutor de fitness e PT com 98 quilos, dos quais — vale a pena salientar — 81 são de massa muscular.

“Desde miúdo que fui gordo. Era sempre o mais gordo da turma, chamavam-me ‘baleia fora de água’ ou ‘badocha’ e muitas vezes não me deixavam brincar por causa do meu aspeto físico”, conta à NiT.

Por ter tido um principio de ataque cardíaco, aos 26 anos, Eduíno Ribeiro recorreu a uma banda gástrica para perder peso. Apesar deste susto, a mudança de mentalidade não se deu logo. O PT continuou a comer, mesmo quando a banda gástrica não o permitia: “Recorria a muitos truques, como derreter chocolate e beber, comer e vomitar”, relata na página, que entretanto criou, “Menos Peso”.  Por não respeitar as regras da banda gástrica, apanhou uma infecção que o obrigou a alargar a mesma. 


"Fui para a casa com o coração na mão, a morrer por dentro, invocando toda as ajudas possíveis e imaginárias. Lamentava ser assim: uma pessoa inútil e obesa”, diz. “Cheguei a casa, deparei-me com a única coisa boa que tinha feito na vida: a minha filha”, acrescenta.

Acabou por ser a filha que lhe deu força de vontade. A partir deste dia tudo mudou:
 “Na altura ainda não havia esta filosofia da saúde e desporto. Foi um caminho que percorri muito sozinho e, por isso, é que estudei muito. Sentia necessidade de conhecer a forma como corpo funciona.”

Este processo, que em dois anos o fez ir dos 150 para os 81 quilos, começou com caminhadas curtas que, com o tempo, foram aumentando de distância. Deixou por completo os fritos e refrigerantes, apostou no desporto, com a natação e idas ao ginásio. 


Em 2016, ajuda pessoas com o mesmo problema. “Como é que conseguiste?” é a pergunta que mais lhe fazem, de acordo com o que nos relata. 


“Sem força de vontade não dá. É mesmo preciso mudar a mentalidade e conseguir ultrapassar as três semanas iniciais. Se não o fizemos, desistimos e voltamos ao mesmo."

Peso inicial: 150 quilos
Peso atual: 98 quilos
Peso perdido: 52 quilos