NiTfm live

Alimentação Saudável

Camu camu: a pequena fruta que faz milagres

É um superalimento, tem 60 vezes mais vitamina C do que a laranja e ajuda na perda de peso, na performance de treino e na recuperação muscular.

Originário da Amazónia, é uma peça de fruta pequena, parecida com uma cereja, ainda é pouco conhecida mas já está na lista dos melhores superalimentos devido à grande concentração de vitamina C. Segundo Joana Nogueira, nutricionista do Holmes Place, o camu camu “tem até 56 vezes mais vitamina C que o limão e 60 vezes mais do que a laranja”, acrescentando ainda que “a polpa do camu camu tem um teor de vitamina C que chega a 2,6g em 100g e quando analisamos a casca este teor sobe para 3,9g”.

“Devido exatamente ao teor elevado de vitamina C, o camu camu promove um aumento de imunidade significativo”, segundo Joana Nogueira. Este é apenas um dos vários benefícios desta fruta para o nosso corpo ao qual se juntam: o elevado efeito antioxidante que atua sobre os radicais livres; uma maior rapidez na cicatrização ao auxiliar o processo de coagulação do sangue; e o efeito desintoxicante para o organismo. O camu camu é, também, benéfico para a pele ao atuar na formação de colagénio; e para a saúde mental, ao melhorar o humor e combater a depressão.

Para quem pratique exercício físico os benefícios aumentam: durante o treino a performance melhora, ajudando em ganhos de força, “isto porque a vitamina C proporciona uma melhor absorção do ferro”, explica a nutricionista do Holmes Place; e no pós-treino há uma melhor recuperação, “devido ao efeito antioxidante e proteção dos radicais livres”, segundo a mesma. Este efeito antioxidante vai, ainda, permitir “o fortalecimento dos tecidos e reduzir o risco de lesões durante o treino”, acrescenta.

“Outra grande vantagem do consumo de camu camu está assente na ação facilitadora na perda de peso”, salienta Joana Nogueira. Um óptimo aliado para a redução de massa gorda ao estimular o organismo a produzir L-Carnitina, um aminoácido responsável pela transformação da gordura em energia.

Este superalimento pode ser consumido pela forma mais simples, mas muito difícil de encontrar à venda: o fruto; ou através de batidos e sumos, sob a forma de pó, disponível nas marcas Iswari e Föld.

Carregue na imagem acima e fique a conhecer duas receitas de batidos que a Joana Nogueira sugere, para introduzir o camu camu no seu dia a dia.