Alimentação Saudável

Porque é que deve beber água alcalina

O sabor é ligeiramente diferente da maioria, há quem diga que é doce, mas o certo é que há muitos benefícios em beber água com PH alcalino.

A sigla PH significa “potência de hidrogénio” e é uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. A escala tem valores de zero a 14: sete é o valor neutro, zero a acidez máxima, e 14 o grau alcalino máximo.

Não é uma questão de moda, mas sim uma questão de saúde. Quando nascemos, o PH do organismo é alcalino, mas com o passar do tempo, devido à nossa alimentação, ritmo de vida, à constante exposição à poluição, vai-se tornando acido. É aqui que entra a importância da água alcalina e do equilíbrio do organismo.

Ao bebermos água com PH superior a sete iremos melhorar o funcionamento do estômago, do pâncreas — evitando problemas como azia e a gastrite — e dos rins, fazendo com que o sangue se torne mais alcalino (o PH ideal do sangue deve ser entre os 7,35 e os 7,45) e assim optimizar a oxigenação do mesmo.

Outros benefícios são também a perda de massa gorda, ativação muscular, eliminação de toxinas e metais pesados e a função antioxidante, ajudando a retardar os sinais do envelhecimento.

A nutricionista Ana Lúcia Silva aponta esta água como benéfica para quem pratique exercício físico. Segundo a mesma, em conversa com a NiT, “apesar das poucas evidências, parece que existem benefícios associados à ingestão das águas alcalinas em praticantes de exercícios físicos intensos e prolongados, por exemplo uma maratona ou prova de ciclismo, por diminuir a fadiga, aumentar o rendimento físico e capacidade de reidratação após o desempenho físico.”

Os valores de potássio, cálcio e magnésio, todos eles minerais alcalinos, são os responsáveis por todos os benefícios da água que promete maior longevidade e uma menor probabilidade de ter doenças inflamatórias.

A próxima vez que for comprar água tenha como referência o PH, sempre acima dos sete. Como sugestão fica a água de Monchique que tem o PH mais elevado: 9,5; e ainda a Carvalhelhos com 7,8; a Jana com 7,4 e a Evian com 7,2.

tags: água, alcalina
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo