NiTfm live

Alimentação Saudável

Coma uma banana antes de dormir — nem sabe o bem que lhe faz

Há alimentos que ajudam a baixar os níveis de ansiedade. Este fruto é um deles.

De acordo com um estudo publicado pelo Sleep Foundation,apenas 14% dos adultos dormem a quantidade de horas recomendadas — entre sete a nove. Além disso, um quinto da população diz que nunca consegue ter uma noite totalmente descansada, com sono de qualidade. Porquê? Por causa da ansiedade.

Mas nem tudo está perdido. Se durante oito horas — enquanto dorme — conseguir livrar-se das preocupações, vai conseguir repor as energias. Mas até assim a tarefa é difícil porque, inconscientemente, levamos os problemas do dia-a-dia para a cama. O truque: não comer alimentos estimulantes (com gordura e açúcar) e apostar naqueles que nos vão deixar mais calmos, como a banana e a canela.

Marta Mourão, nutricionista da cadeia de ginásiosHolmes Place explica à NiT que “a banana é rica em magnésio e em vitamina B6, dois nutrientes que contribuem para melhorar os níveis de seretonina, que é um neurotransmissor responsável pelo bem-estar.” O que acontece, então, é que a ansiedade baixa e ficamos mais calmos.

Além da banana, há ainda a canela: “A canela tem um efeito reconfortante e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (glicémia) contribuindo para o seu efeito relaxante e, por isso, para um melhor sono.”

Portanto, já sabe: antes de dormir, beba uma infusão com canela ou coma uma banana. A saúde e o sono agradecem.