NiTfm live

Ginásios e outdoor

Quem é o cowboy que fez 50 ironman em 50 dias seguidos

James Lawrence tem 39 anos, cinco filhos e é o novo herói americano. Para combater a obesidade infantil, correu 2100 quilómetros, nadou 190 e pedalou 9000. Tudo, em 50 dias, e em 50 estados diferentes. Conheça melhor este homem que não tira o chapéu de cowboy.

O ironman é aquela modalidade que muitos desportistas sonham completar uma vez na vida. É a prova mais dura do mundo, que começa com 3,8 quilómetros de natação no mar, passa para uma prova de bicicleta de 180 quilómetros e continua com uma maratona a pé, de 42 quilómetros. Tudo de seguida. Pode parecer inumano. Agora imagine fazer isto todos os dias, durante 50 dias, em 50 estados diferentes dos Estados Unidos. Foi isto que fez James Lawrence, 39 anos, conhecido por Iron Cowboy, por correr sempre com o seu chapéu tradicional do Texas (embora ele seja de Utah). Mas quem é este homem de ferro e por que raio é que ele se meteu nesta aventura?

Foi há dez anos que James Lawrence participou pela primeira vez numa prova de ironman. Antes, tinha um passado muito pouco ligado ao exercício. A mudança começou num Dia de Ação de Graças, quando a mulher, Sunny, o desafiou a acompanhá-la numa corrida de quatro quilómetros. Ele não aguentou. O único desporto que fazia era luta-livre, por isso, embora fosse forte não tinha resistência. A mulher quis ajudá-lo e fez-lhe uma surpresa: inscreveu-o numa maratona e disse que ele a ia conseguir correr. Conseguiu-o, é verdade, mas ainda hoje diz que não se orgulha nada do tempo que fez. Tinha 28 anos e percebeu que tinha mesmo de mudar de vida.

Ajudou muito, James viver em Utah, um local escolhido por muitos triatletas para treino de alta montanha. É aí que atletas de todos os estados americanos fazem corrida, bicicleta e natação. Foi aí que começou a treinar a sério, a puxar pelo físico, a ir aos limites e a perceber que conseguia ir sempre mais além, e que tudo dependia do treino. Mais treinos, melhores resultados. Foi progredindo, evoluindo, até que conseguiu fazer o seu primeiro ironman. Só que não parou. Fez outro, e outro, e outro, sempre com cada vez melhores tempos. Em 2010, realizou 22 half-ironman (1,9 quilómetro de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida) em 30 semanas, o que lhe valeu o seu primeiro recorde mundial do Guiness. Dois anos depois, em 2012, conquistou novamente um recorde do Guiness ao completar 30 ironman de longa distância num ano: em 52 semanas, passou por dez países e três continentes.

Em 2010 realizou 22 half-ironman, o que lhe valeu o seu primeiro recorde mundial do Guiness

Até que agora, aos 39 anos, decidiu dar a cara e o corpo por uma causa que lhe diz muito, a obesidade infantil, e meter-se na maior loucura da sua vida: o desafio 50-50-50. Para dar visibilidade a esta luta, decidiu que iria tentar fazer 50 ironman em 50 dias seguidos, em 50 estados diferentes dos EUA. A ideia era arrecadar fundos para a Jamie Oliver Foundation. “Inspirar outras pessoas a auto desafiarem-se para se tornarem mais ativas” é o principal objetivo de James Lawrence, que se inspira e apoia na mulher e nos cinco filhos.

A 6 de junho, enfiou o seu chapéu de cowboy na cabeça e lançou-se pela primeira vez à água, no Havai. Nadou 3,8 quilómetros. Depois pedalou 180. E correu 42. Repetiu isto todos os dias, durante 50 dias. Hoje, está pela terceira vez nos recordes do Guiness, é um herói americano e levou a mensagem da luta contra a obesidade infantil a todo o mundo.