NiTfm live

Alimentação Saudável

6 razões por que deve mesmo comer leguminosas

São uma ótima fonte de proteína, mantêm-nos sem fome durante mais tempo e dão-nos energia para aguentar os dias.

Provavelmente já ouviu falar dos poderes mágicos associados ao consumo de arroz com feijão. Diz-se que esta mistura, que muitas vezes é uma solução rápida para quem não quer fazer o jantar, dá muita força e faz bem aos músculos. Não é mito. Isto acontece porque o feijão, combinado com o arroz, ou com outros cereais, dá origem a um tipo de proteína muito completo, de alto valor biológico. E o feijão é um dos muitos alimentos que pertencem ao grande grupo que é o das leguminosas.

As leguminosas são todos os tipos de feijão, o grão-de-bico, os tremoços ou as lentilhas. São injustamente desvalorizados, tendo em conta todas as vantagens que trazem para a saúde. Vai descobrir isso depois de ver quais é que são os seis principais benefícios no consumo destes alimentos, que nascem de plantas cujo fruto é a vagem. Quando elas amadurecem, esta vagem seca e dá origem a estas sementes.Quem os inúmera é a nutricionista Helena Real, membro da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Mas nós damos-lhe já algumas pistas: são uma ótima fonte de proteína para os vegetarianos, é um bom alimento para consumir quando se está de dieta por nos fazerem ficar sem fome durante muito tempo e são super ricas em micronutrientes. No fundo, são um grupo alimentar muito completo. E barato. E acessível. Tudo de bom.

“Uma porção de leguminosas por dia” é nome da nova campanha promovida pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que alerta para o facto de que, em Portugal, o consumo deste grupo alimentar está muito abaixo das recomendações da roda dos alimentos — o consumo diário recomendado é de 4% (25 gramas, o que equivale a entre uma a duas colheres de sopa por dia), sendo que este valor está em 0,6%. As Nações Unidas declararam que 2016 seria o Ano Internacional das Leguminosas.

Para conhecer os seis principais motivos pela qual deve consumir leguminosas, carregue na imagem acima.