NiTfm live

Alimentação Saudável

Uma maçã por dia vale uma vida mais longa? Ou é mito?

"An apple a day keeps the doctor away". Já ouvimos isto mil vezes. Mas será verdade? Agora, há um estudo sobre o assunto.

Evitamos sempre ao máximo ter de ir ao médico. Podemos estar com 39 de febre e quase a cair para o lado, que o ódio pelas filas intermináveis e pelo ambiente de hospital é mais forte que tudo. Não se preocupe mais, coma uma maçã por dia e resolva todos os seus males. Quer dizer, mais ou menos.

Os investigadores da University of Western Australia seguiram um grupo de 1456 reformados com idades entre os 70 e os 85 anos, durante 15 anos. O objetivo era perceber se o consumo de maçãs tem impacto na mortalidade, visto que esta é uma fruta popular que existe em qualquer lugar.

Passados os anos de análise, concluiu-se que comer uma maçã por dia pode diminuir o risco de morte em 35%. Foi também comprovado que as mulheres inquiridas que comeram mais de 100 gramas de maçã por dia elevaram a expetativa de vida em relação àquelas que não tinham o hábito de o fazer.

Em entrevista ao jornal “Mirror“, Jonathan Hodgson, um dos responsáveis pelo estudo, revela que a maioria dos benefícios desta fruta estão em ser consumida com pele, devido à elevada concentração de fibras e flavonóides. Esta fruta também pode diminuir o aparecimento de cancros mortais nas mulheres idosas, adianta Hodgson.

A maçã também é uma fonte de magnésio, potássio, vitamina C, e pode ajudar a reduzir o consumo de calorias.