NiTfm live

Alimentação Saudável

Vive em sofrimento por causa das alergias da primavera? Estes nutrientes são a salvação

Os pólens da primavera já estão no ar. Conheça os alimentos e as regras básicas que deve seguir para sobreviver a esta época do ano.

A chegada da primavera costuma ser uma época alegre do ano: as árvores ficam com folhas, há mais flores, o céu está limpo, os dias são maiores e mais quentes e tudo tem um brilho diferente. Só que além disto tudo, também há o outro lado: o dos pólens no ar. E, por isso, a primavera é um mês odiado (e de muito sofrimento) para os milhares de portugueses que têm, por exemplo, rinite alérgica.

“A presença de alergias deve-se à inalação de agentes alergénios que circulam no ar e que na primavera se encontram em maior concentração no ambiente. O pólen das plantas é um exemplo destes agentes alergénicos”, explica a nutricionista e membro da direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Teresa Mariano, com quem a NiT falou para saber quais é que são os dez nutrientes (e alimentos) mais eficazes na prevenção das alergias.

Quem tem este problema, conhece bem os sintomas: espirros, tosse, prurido, irritações cutâneas, dor no peito, fadiga, apatia e insónias. Mas afinal, o que é que são, em concreto, as alergias? A nutricionista explica: a alergia é considerada uma resposta de defesa inadequada por parte do sistema imunitário, uma vez exposto aos agentes alergénicos.”

Posto isto, será importante apostar em técnicas que o fortaleçam. Há duas forma simples para o fazer: através de uma alimentação saudável, com um especial reforço no consumo de vitaminas, e com exercício físico. Além disso, e como explica a Teresa Mariano, é necessário “ter em atenção as diferenças de temperatura, para se evitarem constipações.”

Antes de conhecer a lista de nutrientes que deve começar a ingerir (ou reforçar) — caso seja alérgico, claro — deve consultar um nutricionista para ajustar “melhor o plano alimentar às necessidades individuais” de cada um.

Para conhecer os dez nutrientes, carregue na imagem acima.