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Alimentação Saudável

O que é mais saudável, a banana madura ou verde?

David Wolf, um coach e especialista em nutrição, autor da página David “Avocado” Wolf, explica quais são as vantagens de cada uma.

É verdade: as características nutricionais da banana variam consoante o estado em que ela se encontra.É isso que explica o vídeo e artigo publicado pelo norte-americano especialista em alimentação David Wolf, autor do blogue “David ‘Avocado’ Wolf”. Se tem o hábito de deitar as bananas fora quando elas já encontram muito maduras — mais escuras e com aquelas manchas que lhes conseguem tirar o bom aspeto — pare.

Mas antes de lhe explicarmos porquê é importante perceber que, tanto a banana madura, como a verde, podem ter entre três a quatro aspetos diferentes. Por exemplo: a banana verde, pode estar muito verde, verde amarelada e super amarela. A partir do momento em que ela começa a ter manchas, é porque está a amadurecer e, quanto mais manchas, mais madura ela está. Tanto um estado como o outro deste fruto tem os seus benefícios. Resta saber o que é que varia.

Vantagens da banana madura

“Muitos nutricionistas acreditam que quanto mais manchas escuras tiver a banana mais as suas propriedades anti-cancro prevalecem”, pode ler-se.

Por outro lado, “quando uma banana amadurece, contém uma concentração muito grande de vitamina C, potássio, vitamina B e muitos antioxidantes. De acordo com especialistas japoneses, esperar que a banana amadureça ao máximo maximiza estes benefícios.”

“Por último, as bananas maduras são conhecidas por ajudar o sistema digestivo.”, pode ler-se

Vantagens da banana verde

De acordo com o One Green Planet, as bananas verdes também têm os seus benefícios, entre elas (e muito importante), um menor teor de açúcar.Além disso, têm umamaior presença de bactérias probióticas, que ajudam no bom funcionamento dos intestinos e,dado que têm uma concentração mais elevada de amido, quando mais verde for uma banana mais saciados e sem fome ela nos faz sentir.

Há só uma desvantagem na banana verde: pode causar algum desconforto intestinal (como gases) mas, e segundo diz David Wolf, é um pormenor secundário, dado que o facto de não ter açúcar é mais importante.