Televisão

Tudo o que precisa de se lembrar antes da última temporada de “Por Treze Razões”

A série da Netflix regressa pela última vez esta sexta-feira, com dez novos episódios. Os protagonistas vão ter de esconder um segredo.
A saúde mental de Clay vai estar em destaque.

“Por Treze Razões” estreou em 2017 na Netflix e rapidamente se tornou tão popular quanto controversa, por abordar de forma explícita temas como o bullying na adolescência, o suicídio e a violência entre colegas.

A polémica levou vários países a proibir a série para menores de 18 anos, terão havido alguns suicídios supostamente relacionados com esta produção e a Netflix até retirou a polémica cena do suicídio da protagonista, Hannah Baker, dois anos depois da estreia.

Agora, “Por Treze Razões” prepara-se para chegar ao fim com a quarta temporada, que estreia na plataforma de streaming esta sexta-feira, 5 de junho. Ao contrário das anteriores, não tem 13, mas sim dez episódios.

A história começou com o tal suicídio de Hannah Baker, que gravou em cassetes as 13 razões que a levaram a tirar a própria vida. Ao longo da temporada, o seu melhor amigo e também paixão, o protagonista Clay, foi tentando descobrir o que lhe tinha acontecido enquanto ouvia as cassetes e confrontava todos os colegas envolvidos. 

Na segunda temporada acompanhámos os vários problemas das personagens. Justin tornou-se toxicodependente, Bryce nunca teve a justiça que merecia pelo que fez, Jessica e Alex reataram a relação complicada e Tyler foi abusado por Montgomery. Tudo termina com Tyler a tentar uma vingança com um tiroteio na escola, mas Clay aparece a tempo e consegue convencê-lo a não o fazer.

A terceira temporada foca-se bastante no homicídio de Bryce Walker. O violador de Hannah Baker (e de outras raparigas da escola) foi assassinado e o grande mistério era descobrir quem o tinha feito — sendo que quase todos tinham razões para isso. Bryce Walker era uma das personagens mais odiadas da história.

Através de uma narrativa recheada de flasbacks, fomos desvendando aquilo que tinha acontecido — sendo que o enredo foi narrado pela nova aluna da escola, Ani Achola. Depois de uma temporada atribulada, Ani e Clay começaram a namorar, algo que se espera que continue na continuação de “Por Treze Razões”.

Jessica e Justin também se reconciliaram, depois de Justin admitir que estava a sofrer de um problema de toxicodependência. E um dos momentos mais comoventes e impactantes da terceira temporada foi quando Tyler Down admitiu que Montgomery o tinha violado e contou tudo à polícia. 

No final da temporada, todos os amigos de Tyler reuniram-se com ele no Monet’s Cafe para celebrar o seu trabalho de fotografia.

Quanto ao assassinato de Bryce, a certa altura tudo indicava que teria sido o antigo amigo Zach, depois de o ter espancado, mas na verdade Bryce ficou vivo depois desse incidente. Quando Ani foi ter com o agente Standall para lhe contar o que tinha acontecido, os fãs ficaram a saber quem os assassinos realmente eram.

Num flashback, foi revelado que Alex e Jessica tinham ido confrontar Bryce. Inicialmente, Alex queria ajudar o antigo amigo, que tinha sido gravemente espancado por Zach, mas Bryce começou a ameaçar Zach e Alex empurrou-o para a água. Tanto ele como Jessica ficaram a ver Bryce a afogar-se, num momento intenso.

No entanto, Ani não contou isto à polícia. Em vez disso culpou Monty pelo homicídio, por causa do que ele tinha feito a Tyler. Ou seja, os protagonistas tentaram proteger Alex e Jessica ao prender Monty por um crime que não tinha cometido — apesar de ter feito outros.

A questão é que Monty foi assassinado na prisão antes de ser julgado, e ele tinha um álibi para a noite em que Bryce foi morto. Estava com o namorado, Winston, que acusou Ani de mentir à polícia — e ao que parece não vai deixar o assunto morrer por aqui.

Na quarta temporada, sabemos que os alunos preparam-se para completar o liceu na Liberty High School. Mas antes da despedida, vão ter de manter este perigoso segredo bem enterrado e encarar escolhas difíceis, que poderão ter consequências eternas para o seu futuro.

Ao longo dos anos, as audiências baixaram e as críticas ficaram piores, mas o criador do projeto, Brian Yorkey, disse numa entrevista à “Entertainment Weekly” que desde a segunda temporada que o plano seria terminar a série com a quarta temporada. Afinal, é o número de anos que dura o liceu e não faria muito sentido continuar a narrativa depois de as personagens saírem da escola.

Na mesma conversa, Yorkey anteveu a nova temporada ao dizer que Winston vai ser uma figura central do enredo. “Ele vai tentar descobrir o que realmente aconteceu e tentar ter alguma justiça e o fechar de um ciclo para o Monty. E há uma quantidade de outras pessoas que se estão a perguntar se a história que foi contada é mesmo a história real, por isso vão pressionar os nossos miúdos e vai haver essa ameaça de o segredo ser revelado.”

Brian Yorkey disse ainda que a saúde mental de Clay vai ser bastante importante para o enredo e que os protagonistas terão de viver com este segredo, algo com que será difícil de lidar.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da televisão (e do streaming) para o mês de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT