Televisão

“Trigonometry”: uma relação a três (e o poliamor) é o grande tema da nova série

Trata-se de uma produção da BBC com oito episódios, que em Portugal pode ser vista na plataforma de streaming da HBO.
Tem oito episódios.

Gemma é uma chef talentosa que vive com o namorado paramédico, Kieran, num apartamento por cima do seu café, na zona oeste de Londres, a capital do Reino Unido. Kieran e Gemma estão completamente apaixonados.

Contudo, o amor não paga as contas e, entre dívidas a fornecedores do café e a dificuldade de pagar uma renda numa das cidades mais caras do mundo, o casal está a perder a sanidade — até porque a forma diferente como encaram a mudança (e a difícil sobrevivência) está a colocá-los em confronto.

Para aliviar a situação, decidem arranjar um inquilino, que ocupe um quarto do apartamento e ajude com a renda. A pessoa escolhida é Ray, uma ex-nadadora de natação sincronizada francesa que acaba de se mudar para Londres em busca de uma nova vida, num carro cheio de bagagens.

De forma natural e espontânea, e sem estarem à espera, começa uma história de amor moderna entre este casal e a inquilina, que muda a vida do trio e a forma como veem as relações amorosas para sempre. 

É esta a premissa para “Trigonometry”, nova produção da BBC, que estreou em Portugal esta sexta-feira, 3 de julho, na plataforma de streaming da HBO. Tem oito episódios.

A série é protagonizada por Thalissa Teixeira (“Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw” e “O Mosqueteiro”), Gary Carr (“The Deuce” e “The Good Fight”) e Ariane Labed (“Assassins Creed” e “A Lagosta”).

O grande tema, como já poderá ter percebido, é o poliamor — as relações amorosas entre mais do que duas pessoas. Não incluem apenas o lado mais físico e sexual, mas também a vertente mais emocional e sentimental de uma qualquer relação.

“A série não está apenas a fazer ‘Está aqui um ménage à trois e vamos vê-los a fazer sexo juntos’”, disse Ariana Labed, que interpreta Ray, numa entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, publicada em março, quando o projeto estreou na BBC, no Reino Unido.

“Aqui não há qualquer tipo de julgamentos — queremos apenas que o público aceite o amor deles e que não questione a sua moralidade, porque obviamente o amor é mais importante”, acrescentou ainda.

A atriz e cineasta grega, que é casada com o conhecido realizador Yorgos Lanthimos, mudou-se para Londres em 2012 e diz que “Trigonometry” reflete bem — relações à parte — quando alguém de fora passa a viver na capital britânica.

“Quando li o guião pela primeira vez, gostei muito do facto de ninguém perguntar a ninguém de onde é que vem — a minha personagem é obviamente francesa, mas nunca se fala disso, e foi isso que eu experienciei em Londres. Aqui, quando caminho nas ruas oiço todas as línguas do mundo e é disso que Londres é feita, de toda esta linda diversidade.”

A principal realizadora da série, Athina Rachel Tsangar, já tinha trabalhado com Ariana Labed no filme “Attenberg”. Reencontraram-se agora para este projeto.

O elenco de “Trigonometry” inclui ainda Rebecca Humphries, Anne Consigny, Ambreen Razia, Ann Akin, Darryl Foster, Aymen Hamdouchi, Isabella Laughland, Vihaan Patel, Aston McAuley, Bridget Benstead e Maja Laskowska, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT