Televisão

Tome nota: as melhores séries que vão estrear em 2019

George Clooney é realizador e ator em “Catch-22”. Steve Buscemi interpreta Deus numa comédia com Daniel Radcliffe.
George Clooney participa em "Catch-22".

Trisha Melli estava a fazer uma corrida à noite no Central Park, em Nova Iorque, como tantas outras vezes. Só que naquela noite de primavera de 1989 foi brutalmente atacada e violada. No ano seguinte, foram presos os supostos culpados: um grupo de cinco jovens, dos quais quatro afro americanos e um hispânico.

Foram forçados a confessar o crime que não tinham feito e passaram vários anos na prisão. Só em 2002 é que o verdadeiro culpado se chegou à frente e confessou o que tinha feito. Um simples teste de ADN comprovou-o e ilibou os cinco jovens (agora já bem adultos). A cidade de Nova Iorque foi obrigada a indemnizá-los.

A pressão na opinião pública foi um dos principais fatores para a necessidade de procurar culpados e de forma rápida naquele caso. O atual presidente dos EUA, Donald Trump, foi um dos principais instigadores. Ainda nos anos 80, comprou uma página inteira de jornal para apelar à pena de morte para os cinco jovens.

Em 2010, já depois de eles estarem livres e indemnizados pelo Estado, Trump continuava a defender que eles eram os verdadeiros culpados e falou do assunto mesmo na campanha eleitoral que acabou por o levar à sala oval da Casa Branca.

Uma das novas séries mais esperadas de 2019 conta todo este caso. Chama-se “The Central Park Five”, é uma produção da Netflix e foi realizada por Ava DuVernay, que criou “Selma: A Marcha da Liberdade” e o documentário “A 13ª Emenda”, entre outros projetos que têm como grande tema a discriminação racial nos EUA.

Esta é apenas uma das séries que esperamos para este ano. A NiT reuniu uma lista que tem comédias, thrillers, histórias de ficção científica, séries documentais de crime, policiais e remakes de sagas clássicas. A maioria ainda não tem uma data de estreia certa e nem todas podem chegar já à televisão portuguesa.

Outra das que estará em destaque este ano é “Catch-22”, uma minissérie realizada por George Clooney e Grant Heslov em que Clooney também participa como ator. Conta a história de John Yossarian, um militar da Força Aérea americana que quer ser dispensado do serviço em plena Segunda Guerra Mundial. Para isso, precisa de ser considerado louco. Mas não o pode pedir diretamente porque vai ser desmascarado de imediato.

Carregue na galeria para conhecer as novas séries que não pode perder em 2019.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT