Televisão

O que podemos esperar da nova série da HBO “Uma Amiga Genial”

A primeira temporada estreia nos EUA este domingo, 18 de novembro. E é bastante fiel ao livro.

Os castings demoraram oito meses.

Se adaptar o complexo e gigante universo de “A Guerra dos Tronos” para a televisão não era nada fácil, a conversão da HBO dos livros mais introspetivos de Elena Ferrante — começando por “Uma Amiga Genial” — era uma tarefa igualmente complicada.

A primeira temporada de “My Brilliant Friend” — ou “Uma Amiga Genial”, se mantivermos a tradução do livro em português — estreia nos EUA este domingo, 18 de novembro. Ainda não sabemos quando nem onde irá estrear em Portugal.

Milhares de fãs esperam ansiosamente para ver o resultado desta adaptação. Desde que chegou às livrarias em 2011, “Uma Amiga Genial” já vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo. E Elena Ferrante — que é um nome artístico — sempre manteve a sua identidade secreta, numa época em que somos bombardeados com auto-promoção em todos os cantos.

Esta primeira temporada tem oito episódios e baseia-se simplesmente no primeiro livro. A fórmula vai continuar para as restantes três temporadas que aí vêm: cada uma é baseada numa das quatro obras de Elena Ferrante. No total, serão 32 episódios.

Esta é uma co-produção italiana e americana — sendo que a série é falada em italiano. É mais uma prova de que o inglês está a perder relevância na indústria mundial das séries de televisão. Esta é a primeira série da HBO não falada em inglês.

Qual é a história de “Uma Amiga Genial”?

Segundo os críticos internacionais que viram a primeira temporada, a série é o mais fiel possível ao livro. E está a ser bastante elogiada, mesmo que a amostra seja pequena. Das 11 críticas já publicadas e aglomeradas pelo site Rotten Tomatoes, “Uma Amiga Genial” tem uma média de 9,5 em 10.

Para os que não leram a obra de Elena Ferrante, esta é a história de duas amigas ao longo de 50 anos. Elena Greco é chamada de Lenù, já Rafaella Cerullo é Lila. Elas formam um laço inquebrável no seu primeiro ano de escola, num bairro nos arredores de Nápoles no pós-Segunda Guerra Mundial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT