Televisão

“Patrick Melrose”: a minissérie com Benedict Cumberbatch estreia hoje na RTP

Tem apenas cinco episódios que serão transmitidos a partir desta terça-feira, 21 de janeiro, na televisão portuguesa.
A minissérie venceu dois prémios BAFTA.

Já está disponível em Portugal desde que a plataforma de streaming da HBO foi lançada no nosso País, no ano passado, mas “Patrick Melrose” chega agora à televisão portuguesa em sinal aberto. Estreia na RTP2 esta terça-feira, 21 de janeiro, a partir das 22h11.

É uma minissérie de cinco episódios que estreou originalmente nos EUA, na Showtime, em 2018. Patrick Melrose é uma personagem semi-autobiográfica criada pelo autor britânico Edward St. Aubyn.

Cada capítulo foca-se num livro diferente do escritor e acompanha a história de Melrose ao longo de várias décadas — com transições entre o passado e o presente que são essenciais para a construção da narrativa.

Benedict Cumberbatch interpreta o protagonista que dá o título à produção. Enquanto criança, Melrose foi criado por um pai sádico que abusava sexualmente dele e uma mãe negligente e alcoólica que preferia olhar para o lado e não cuidar do filho. 

O primeiro episódio começa com Patrick Melrose a viajar para Nova Iorque para recolher as cinzas do pai, que morreu recentemente. Toda a vida desta personagem é afetada pelos traumas que tem da sua infância, que o marcaram profundamente e o fizeram mergulhar numa vida miserável.

Viciado em álcool e drogas — sejam elas quais forem —, Melrose é extremamente rico, por isso pode ficar drogado num quarto de hotel bem caro, mas ao mesmo tem de lidar com a solidão que aquela fortuna lhe deu.

Patrick Melrose tenta ficar sóbrio e é um processo desafiante que vamos acompanhar ao longo dos episódios e das suas fases na vida. Esta é uma história que se foca sobretudo na forma como acontecimentos do passado podem marcar uma pessoa para a vida.

Apesar dos temas pesados e dramáticos, também há uma grande dose de humor e sátira neste enredo que tinha tudo para ser apenas trágico. 

O jornal britânico “The Guardian” considerou “Patrick Melrose” a quarta melhor série de 2018 e disse que era o melhor papel da carreira de Benedict Cumberbatch. Do outro lado do oceano, a revista americana “Forbes” descreveu a produção como “a melhor série de televisão que você não está a ver”.

Embora não tenha levado o troféu para casa, Cumberbatch foi nomeado para um Globo de Ouro no ano passado pelo papel de Patrick Melrose, na categoria de Melhor Ator de uma Minissérie ou Telefilme. Nos BAFTA, os maiores prémios britânicos da indústria, Cumberbatch venceu o prémio de Melhor Ator e o projeto foi considerado a Melhor Minissérie.

“Patrick Melrose” esteve ainda nomeada para cinco prémios Emmy. O elenco inclui também Jennifer Jason Leigh, Hugo Weaving, Indira Varma, Jessica Raine, Sebastian Maltz, Anna Madeley, Pip Torrens, Blythe Danner e John Standing, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT