Televisão

A mítica história de “Admirável Mundo Novo” já estreou em versão série de televisão

A temporada tem nove episódios e pode vê-la na HBO. Alden Ehrenreich e Jessica Brown Findlay são dois dos protagonistas.
A primeira temporada tem nove episódios.

Depois de dois telefilmes — um de 1980 e outro de 1998 —, a história de “Admirável Mundo Novo” chega pela primeira vez em forma de série de televisão. É a primeira adaptação do género a partir da obra icónica de Aldous Huxley, publicada em 1932 e que acaba por retratar uma distopia — um futuro pessimista e devastador para a humanidade, e um conceito muito explorado nos terrenos da ficção científica.

Esta história passa-se em 2540 no Reino Unido — mais concretamente na Nova Londres. Neste mundo, todas as ideias ou sentimentos dissonantes são limitados pelo estado em nome de um bem comum maior.

A justificação é que o objetivo é manter uma sociedade ideal, completamente segura, ordenada e a existir em constante harmonia. Para isso, os conceitos de dinheiro, família, monogamia e privacidade foram totalmente erradicados.

Neste universo criado por Aldous Huxley há muitos temas que são abordados — entre os quais a manipulação genética, o uso de medicamentos para controlar a população ou a reprodução em laboratório.

Em particular, a narrativa centra-se em Bernard Marx e Lenina Crowne, dois cidadãos de Nova Londres, que apenas conhecem esta realidade — que tem uma sociedade rígida com construções sociais sólidas, um fármaco perfeito chamado Soma e uma cultura de sexo livre e omnipresente, de gratificação constante.

Tudo muda nas suas vidas quando decidem conhecer as Terras Selvagens — portanto, fora da cidade —, tornam-se curiosos sobre o que existe lá fora e conhecem um “selvagem” simpático e inocente chamado John, que os salva de uma situação perigosa e os acompanha no regresso a casa.

Só que a presença de John em Nova Londres vai abalar a normalidade desta sociedade aparentemente perfeita e utópica — e completamente totalitária — e irá despoletar uma série de acontecimentos que se vão desenrolando ao longo da história. O trio de protagonistas vai desenvolver uma relação difícil.

Esta narrativa é novamente contada nesta série que é uma co-produção da UCP, do Universal Studio Group, e da Amblin Television, de Steven Spielberg. David Wiener (“Fear The Walking Dead”) é o principal produtor do projeto.

Harry Lloyd e Jessica Brown Findlay interpretam, respetivamente, Bernard Marx e Lenina Crowne, enquanto Alden Ehrenreich tem o papel de John. O elenco inclui ainda Nina Sosanya, Joseph Morgan, Kylie Bunbury, Sen Mitsuji, Hannah John-Kamen, Sophie McIntosh e Matthew Aubrey, entre outros.

A primeira temporada desta nova produção tem nove episódios — já se encontram todos disponíveis na HBO Portugal.

Carregue na galeria para conhecer outras das principais novidades da televisão (e do streaming) para este mês de julho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT