Televisão

Falámos com os atores de “New Amsterdam” — e há pistas sobre a segunda temporada

A série de médicos está a ser repetida na Fox e vai ter novos episódios este ano.
Ryan Eggold e Freema Agyeman falaram com a NiT.

A televisão já estava cheia de dramas médicos — e muitos deles com sucesso. Basta pensar nos casos de “Anatomia de Grey”, “Serviço de Urgência”, “Dr. House” ou até “The Good Doctor”. Ainda assim, houve espaço para “New Amsterdam”, que chegou em dezembro a Portugal, no canal Fox Life, depois de ter estreado nos EUA em setembro do ano passado.

Rapidamente, a série tornou-se uma das mais vistas da televisão por cabo — tanto em Portugal como no estrangeiro. As grandes diferenças sobre esta produção — em relação a tantas outras que já existiram — é que se passa num antigo hospital público, o mais velho dos EUA.

Isso significa que o sistema de saúde, os seguros, a burocracia médica, as leis e as instalações são bastante diferentes — e estão em maior destaque — do que noutros projetos. Max Goodwin (Ryan Eggold) é o diretor clínico do New Amsterdam, em Nova Iorque, e está empenhado em mudar a vida dos restantes médicos e dos pacientes. Tudo isto enquanto lida com dramas pessoais: ele tem cancro, a mulher uma gravidez de risco.

É esta a premissa da série que se inspira numa história verídica, que foi contada no livro “Twelve Patients: Life and Death at Bellevue Hospital”, escrito pelo médico Eric Manheimer. 

A primeira temporada terminou este ano — mas a Fox Life esteve a repetir o projeto no início de julho. A segunda, que terá mais 22 episódios, deve chegar no final do outono.

A NiT foi a Londres (Inglaterra), a 21 de junho, falar com Ryan Eggold e as atrizes Freema Agyeman e Janet Montgomery, que interpretam, respetivamente, as doutoras Helen Sharp e Lauren Bloom. Nesta altura, estavam de férias antes de recomeçarem as gravações — e ainda nem sequer tinham lido os guiões.

A primeira temporada terminou em suspense. Depois de ajudarem Georgia, a mulher de Max, no parto da bebé Luna, Lauren e Helen estão com eles na ambulância quando outra ambulância — que tinha sido assaltada — lhes bate com toda a força. Sabemos que vai causar estragos, mas não é certo quais serão. Leia a entrevista da NiT aos três atores para desvendar algumas pistas.

O que podemos esperar para cada uma das vossas personagens na segunda temporada de “New Amsterdam”?
Freema Agyeman: Bem, da perspetiva das nossas personagens, presumindo que sobrevivemos… acho que vai haver uma exploração maior sobre a vida pessoal da Helen. Ela foi capaz de redescobrir o seu amor pela medicina através do Max Goodwin e perceber que o importante é o básico: curar os pacientes. Talvez isso aconteça mais na segunda temporada e ela se foque mais na situação familiar. Não sabemos o que acontece com o Panthaki, não sabemos se ela consegue ter um bebé ou se congela os ovos.

Ryan Eggold: Acho que os acontecimentos do final da primeira temporada vão mudar o Max de uma forma muito dramática — e o mesmo vai acontecer com outras personagens. Acho que ele teve de passar a primeira temporada bastante focado em si mesmo, a tentar gerir aquele enorme hospital, e está muito preso ao trabalho, tem de lutar com a doença e agora ao tornar-se pai vai ter de sair um pouco dele próprio e preocupar-se com outra pessoa, acho que vai mudar a sua perspetiva. 

Janet Montgomery: A Bloom teve um vício durante a primeira temporada e depois foi para a reabilitação. Será interessante ver como é que ela vai ser enquanto toxicodependente a recuperar, se ainda quer trabalhar no hospital e se a família dela vai desempenhar um papel maior, era bom ver isso na segunda temporada. E será que vai mudar muito quando não está sob a influência da droga? Será que consegue manter-se sóbria?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT