Televisão

5 histórias criadas em quarentena para ver em streaming este sábado

“En Casa” é um projeto espanhol da HBO. Cinco realizadores foram convidados a criar projetos em isolamento. E há mais uma série.
"En Casa" tem cinco episódios.

Nos últimos três meses, o mundo ficou confinado em casa e a HBO espanhola lançou um desafio criativo a cinco realizadores de cinema e televisão. A ideia era que cada um produzisse uma história de ficção criada em isolamento e inspirada na quarentena.

O resultado é “En Casa”, produção de cinco episódios que estreia este sábado, 6 de junho, na HBO Portugal. Leticia Dolera, Rodrigo Sorogoyen, Paula Ortiz, Carlos Marqués-Marcet e Elena Martín foram os realizadores convidados.

“Através do ponto de vista de cada realizador, este drama cómico questiona o estranho contexto em que a quarentena nos coloca: O que aconteceria se o teu namorado te deixasse na manhã em que é decretado o confinamento? Será o confinamento uma experiência brutalmente libertadora?”, pode ler-se na sinopse deste projeto multifacetado.

E acrescenta: “E se o confinamento te levar a descobrir que o teu companheiro não é quem achavas que era? É possível viajar sem sair do quarto? Ou como seria viver esta experiência com sete amigos?”

Há histórias mais cómicas e outras mais dramáticas, com tons e narrativas diferentes tendo em conta o estilo de cada realizador. O objetivo, claro, passa também por o público se identificar tendo em conta a situação de isolamento que todos vivemos, mais ou menos, de acordo com o nosso contexto.

São múltiplas possibilidades de histórias de pessoas fechadas em casa, todas gravadas com um telemóvel de última geração e alguns acessórios básicos — é caso para dizer que se tratam de produções realmente caseiras, sem tecnologias de ponta.

Apesar do isolamento, todos os realizadores tiveram a ajuda de amigos, os seus parceiros amorosos ou vizinhos para criarem o guião, ajudarem na produção e interpretarem o respetivo episódio.

Além de “En Casa” — projeto que só podia existir tendo em conta as circunstâncias extraordinárias que o mundo atravessa — há uma nova minissérie da HBO para ver a partir deste sábado chamada “Trackers”.

Tem seis episódios e relata três histórias de ação e crime passadas na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde as gravações aconteceram. A narrativa de thriller cruza crime organizado, contrabando de diamantes, terrorismo islâmico, a CIA e rinocerontes-negros.

Os protagonistas são diversos. Um deles é Lemmer, um homem que, de forma relutante, se envolve numa operação sombria de contrabando. A líder do Gabinete Presidencial de Inteligência da Cidade do Cabo, Janina, é outra das personagens principais.

Há ainda o operacional da Al-Qaeda Suleiman, o agente especial Quinn e Milla, uma dona de casa que escapa de uma vida suburbana abusiva, e consegue um emprego na equipa de pesquisa que está no centro do enredo.

O projeto é uma adaptação televisiva do livro de romance policial com o mesmo título de Deon Meyer, publicado em 2011.

O elenco inclui James Gracie, Tamer Burjaq, Sisanda Henna, Avital Lvova, Thapelo Mokoena, Deon Lotz, Sandi Schultz, Trix Vivier, Masali Baduza, David Dukas, Morné Visser, Rolanda Marais, Jerry Mofokeng e Ed Stoppard, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer as principais novidades da televisão (e do streaming) deste mês de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT