Teatro e exposições

Vem aí mais um leilão com obras de Banksy – se o artista não as destruir

Três semanas após a a autodestruição de uma obra vendida por 1,18 milhões de euros, há mais três para vender. E recordamos as melhores ações de guerrilha do artista mistério.

Este quadro vai esta quarta-feira, dia 24, a leilão.

Número 67. Era talvez a obra mais icónica de Banksy – e a última a ir a leilão naquela noite de sexta-feira, 5 de outubro. Pintada a “spray e acrílico”, tinha este número atribuído pela leiloeira Sotheby’s, que estimava a venda entre os 220 e os 340 mil euros. A ficha técnica da galeria acrescentava que “Girl With Baloon” (A Rapariga do Balão, na tradução livre), produzida em 2006, estava assinada com uma dedicatória no verso. “Uma obra única”, rematava o texto, suficiente para deixar a elite artística em pulgas, mas que serviu para uma das mais brilhantes intervenções – ou manifesto – de Banksy. 

Numa sala repleta de gente endinheirada e bem vestida, com telefones ao ouvido e flutes de champanhe na mão, o impensável aconteceu: assim que o martelo anunciou a venda por 1,18 milhões de euros, a tela começou a sair pela parte inferior da moldura, auto-destruindo-se em dezenas de tiras de papel. Detalhe: a mesma ficha técnica esclarecia também que a obra havia sido emoldurada pelo próprio artista. Terá sido esse o segredo para ninguém ter encontrado uma trituradora de papel no interior do quadro?

“Parece que acabámos de ser banksyados”, disse Alex Branczik, da Stothby’s, perante a plateia incrédula. O responsável do departamento de arte contemporânea da leiloeira britânica reagia assim a mais um manifesto do grafiter-mistério. A sua identidade permanece desconhecida, mas Banksy está em toda a parte, incluindo no meio elitista da arte contemporânea. Alguns dirão que deu mais um golpe genial de marketing, outros acreditam que a galeria fez parte do esquema. Dificilmente se saberá o que realmente aconteceu. Mas uma coisa é certa: a subversão é a arte de Bansky.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT