Teatro e exposições

Fomos assistir à montagem da nova exposição imperdível de Lisboa

É dos artistas cubanos Los Carpinteros e recria uma explosão parada no tempo.

Pode ser visitada até 1 de maio
Dagoberto Rodríguez a comandar a montagem
Marco Antonio Castillo

Nas antigas (e agora recuperadas) Carpintarias de São Lázaro, perto da Praça do Martim Moniz, os trabalhadores da construção civil convivem lado a lado com os artistas. Uns foram pagos para adaptar o espaço que se vai tornar no novo centro cultural de Lisboa, pregam estacas e colocam materiais para tornar o espaço habitável, outros estão a destruir objetos para depois construírem uma instalação artística.

A exposição da dupla cubana Los Carpinteros recria o caos de uma explosão que aconteceu numa casa. Se quando entramos no espaço parecem ser apenas objetos pendurados sem grande sentido, visto da perspetiva certa parece que os relógios pararam e alguma coisa acabou de explodir a parede de uma casa, o que projetou todos os objetos no interior. Só desejamos que ninguém carregue no play.

Em cima de um andaime de três metros, estão dois jovens portugueses assistentes na montagem da instalação a pendurar com cordéis bocados de parede. Em baixo, duas raparigas vão pendurando livros que caem de uma estante que também sentiu o impacto da explosão. A olhar para tudo e a comandar como um maestro, está Dagoberto Rodríguez, um dos dois Los Carpinteros.

O outro, Marco Antonio Castillo, é quem fala com os jornalistas. “Isto é um showroom da IKEA onde aconteceu algo. Toda a gente tem em casa algo da IKEA, pelo menos nestes lugares politicamente estáveis, e acaba por representar a classe média ou a classe média baixa”, explica à NiT. “A última vez que algo assim pode ter acontecido em Portugal foi quando, no terramoto de 1755 [risos]?”, goza o artista, sobre o pacifismo do País, que já visitou duas vezes antes.

“Não se percebe se é uma catástrofe natural ou uma bomba, mas é a decomposição física de um cenário.” Podemos ver cómodas, cadeiras, uma sanita, objetos variados e bocados de parede por todo o lado, suspensos no ar.

LOCALIZAÇÃO, CONTACTOS E HORÁRIOS

morada
  • Carpintarias de São Lázaro [ver mapa]
    Rua de São Lázaro, 72, Lisboa
    localizações
    Lisboa, Martim Moniz

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT