Teatro e exposições

Nova instalação de Bordalo II causa polémica — mas já foi retirada

A ideia do artista era sensibilizar para a importância do distanciamento social, mas várias pessoas criticaram a obra nas redes sociais.
A instalação já não se encontra disponível.

Foi na terça-feira, 2 de junho, que a Câmara Municipal de Lisboa partilhou uma imagem no Twitter com uma nova instalação do artista Bordalo II na cidade. “A arte reflete os tempos em que vivemos e o artista Bordalo II relembra-nos a importância do distanciamento social, com esta instalação em alguns dos bancos de #Lisboa”, escreveu a autarquia.

Várias pessoas indignadas comentaram a publicação, questionando a intenção da câmara, quanto tinha sido pago pela peça ou quais eram os objetivos para impedir que os bancos de jardim fossem utilizados.

A polémica aumentou e a autarquia teve de justificar-se no Twitter. “Esta instalação provisória foi feita quando não era permitida a utilização dos bancos por causa da Covid-19. Simboliza só e apenas esse distanciamento social.” A Câmara Municipal de Lisboa disse ainda que não tinha pago pela instalação, e frisou que era uma intervenção temporária, acrescentando que já tinha sido retirada dos bancos de jardim. À revista “Sábado”, a autarquia disse que foi retirada pelo próprio artista ou por outra pessoa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT