Teatro e exposições

De Bruno Nogueira a Rita Blanco: há várias peças de teatro grátis para ver online

A iniciativa organizada pela companhia de Albano Jerónimo serve para celebrar o Dia Mundial do Teatro.
O humorista também vai participar.

O Dia Mundial do Teatro é assinalado esta sexta-feira, 27 de março. Numa altura em que os espetáculos ao vivo foram proibidos e os portugueses têm de ficar em casa para prevenir o alastramento do novo coronavírus, as companhias têm criado cada vez mais soluções originais para que a população possa ter acesso à cultura sem precisar de sair.

A iniciativa do Teatro Nacional 21 leva até às plataformas das redes sociais da companhia várias leituras de dramaturgia portuguesa em live streaming, com interpretações de artistas como Bruno Nogueira, Rita Blanco, Custódia Gallego e Albano Jerónimo. 

View this post on Instagram

Devido às circunstâncias extraordinárias que o país e o mundo atravessam, A Teatro Nacional 21 decidiu comemorar o Dia Mundial do Teatro da forma mais coerente possível. Dia 27 de Março, através dos canais disponíveis da estrutura (páginas oficiais das redes sociais), serão transmitidas durante todo o dia várias leituras de dramaturgia portuguesa e internacional (Harold Pinter, Mickael de Oliveira, Cláudia Lucas Chéu, Gil Vicente, entre outros), muitos dos textos que fizeram parte do percurso da Companhia e que foram levados à cena nos últimos dez anos. As leituras serão feitas por 21 de actores, um grupo bastante heterogéneo — Rita Blanco, Bruno Nogueira, Albano Jerónimo, Mariana Monteiro, Isabel Abreu, Luísa Cruz, Ana Busttorf, Virgílio Castelo, Custódia Gallego, Emília Silvestre, João Reis, Miguel Raposo, Anabela Moreira, António Durães, António Parra, Maria Leite, Guilherme Moura, Luís Puto, Solange Freitas, Miguel Nunes e Marco Paiva. À noite, pelas 21h, e para fechar a efeméride, será apresentado em NETeatro (designação que já há muito se previa, mas agora parece ter ganho contornos reais), o texto VENENO, de Cláudia Lucas Chéu, reformulado para esta versão “doméstica” em streaming e interpretado por Albano Jerónimo na sua própria sala de jantar em DIRECTO para as plataformas. Um monólogo que nos pareceu pertinente, dadas as circunstâncias de isolamento do personagem do texto, do actor que o interpreta e, muito provavelmente, de uma maioria que irá assistir. VENENO que já correu o país em digressão, vê-se, assim reformulado de forma precária, mas que tentará manter as qualidades do original — violento e perturbador. Classificação etária: M/16

A post shared by teatronacional21 (@teatro_nacional21) on

Entre as 10h30 e as 21 horas de dia 27, ligue-se ao Facebook e ao Instagram do Teatro Nacional 21 e assista, por exemplo, à leitura do texto “Veneno”, de Cláudia Lucas Chéu, que já correu o País em digressão e que será agora interpretado por Albano Jerónimo a partir da sua sala de jantar em direto.

Mariana Monteiro, Isabel Abreu, Ana Bustorff, Virgílio Castelo, Emília Silvestre, João Reis, Miguel Raposo, Anabela Moreira, António Durães, António Parra, Maria Leite, Guilherme Moura, Luís Puto, Solange Freitas, Miguel Nunes e Marco Paiva são outros dos artistas que participam na iniciativa.

Para mais informações, consulte as redes sociais, o site e o evento oficial no Facebook do Teatro Nacional 21. Esta companhia foi fundada em 2011 por Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu e trabalha também como uma associação cultural e promotora das várias artes em Portugal, desde o teatro à dança, passando também pela música.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT