Teatro e exposições

8 espetáculos de stand-up comedy para ver no sofá nos próximos tempos

A Netflix e o YouTube são plataformas importantes para levar o humor ao público neste momento de crise que atravessamos.
Luís Franco-Bastos é um dos humoristas que têm espetáculos no YouTube.

Depois dos últimos meses, apostamos que já tenha visto várias séries e filmes, seja na televisão, nos videoclubes digitais ou nas plataformas de streaming, tenha ouvido música e talvez até começado a ler algum novo livro — muitos ebooks têm sido disponibilizados de forma gratuita nos últimos tempos.

Talvez o que falte sejam espetáculos de stand-up comedy que também pode ver online, tendo em conta que os espetáculos ao vivo continuam com imensas limitações — e são muito poucos os que sequer estão a acontecer.

É uma ótima forma de nos abstrairmos durante uma hora ou hora e meia da nossa realidade atual, de descontrairmos e soltarmos algumas gargalhadas, seja sozinhos ou com a família ao lado (sendo que algumas piadas poderão não ser apropriadas para os miúdos, fica o aviso).

A Netflix e o YouTube (onde os conteúdos são gratuitos) são plataformas valiosas nesta altura para todos os interessados em assistir a espetáculos de stand-up. Muitos comediantes portugueses tiveram as suas tours canceladas e alguns deles, aliás, aproveitaram esta fase para disponibilizarem espetáculos anteriores.

Eis oito sugestões de performances de stand-up comedy para assistir em casa nos próximos tempos.

“Humanity”, Ricky Gervais (Netflix)

Foi em 2018, depois de um hiato de sete anos, que Ricky Gervais regressou com o especial de stand-up “Humanity”, que está disponível na Netflix. O britânico usou o seu sarcasmo famoso, e o seu tom característico, para falar sobre a morte, a fama ou diversas coisas da sociedade em que vivemos, numa performance bastante abrangente. Leia ainda a reportagem da NiT ao espetáculo seguinte a “Humanity”, “SuperNature”.

“E Agora?”, Kevin Hart (Netflix)

Neste especial gravado em Filadélfia, Kevin Hart explora as piadas sobre a vida suburbana nos EUA ou a relação com os filhos, sempre no seu jeito enérgico e muito ativo em palco. Esta tour aconteceu entre 2015 e 2016.

“Sticks & Stones”, Dave Chappelle (Netflix)

Neste especial controverso (e provocador), o icónico Dave Chappelle mergulha nas suas frustrações face a movimentos modernos como o #MeToo ou a crucificação na opinião pública de celebridades acusadas de crimes. O aborto ou a comunidade LGBT são outros temas abordados.

“Afraid of the Dark”, Trevor Noah (Netflix)

Foi em 2017 que estreou “Afraid of the Dark”, de Trevor Noah. A imigração, as questões de raça nos EUA, o processo de dar atribuir nomes aos países ou os simples semáforos de estrada são apenas alguns dos temas usados por Noah para contar piadas ao público.

“Só de Passagem”, Guilherme Duarte (YouTube)

“Só de Passagem” é um dos tais espetáculos de stand-up comedy portugueses que chegaram recentemente ao YouTube, fruto da pandemia que nos obrigou a todos a ficar em isolamento. Este foi o segundo solo de Guilherme Duarte, autor do blogue “Por Falar Noutra Coisa”, que se focou na morte, na religião, nos medos e inseguranças que todos partilhamos. “Estamos só de passagem, resta-nos rir” é o lema.

“Fora do Contexto”, Hugo Sousa (YouTube)

O comediante português Hugo Sousa também divulgou recentemente o seu solo “Fora do Contexto” no YouTube. O grande foco são as situações caricatas e engraçadas do quotidiano, aquelas que resultam sempre numa boa história para contar aos amigos.

“Impasse”, Pedro Teixeira da Mota (YouTube)

Mais recentemente, Pedro Teixeira da Mota esteve a apresentar “Caramel Macchiato” em várias salas de norte a sul do País. O seu primeiro espetáculo, “Impasse”, já está disponível no YouTube desde maio de 2019. Inclui momentos musicais e muitas piadas sobre viver na sua geração.

“Voz da Razão”, Luís Franco-Bastos (YouTube)

Desde 2018 que está disponível no YouTube o espetáculo que Luís Franco-Bastos fez no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, de “Voz da Razão” (há quatro anos). Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo ou Salvador Martinha são alguns dos muitos convidados especiais — invocados através do talento de Franco-Bastos para imitar vozes e criar piadas com isso.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT