Música

Estes vizinhos lisboetas tocam música juntos (mas separados) todas as tardes

O saxofonista Ricardo Toscano e o guitarrista Bruno Santos vão fazer sessões de música nos respetivos quintais.
Ricardo Toscano e Bruno Santos já tocaram muitas vezes.

Os tempos que vivemos por causa da pandemia global do novo coronavírus exigem que estejamos em isolamento, em casa, durante o máximo de tempo possível. Existem aqueles que estão em teletrabalho, mas também os que, por uma razão ou outra, estão simplesmente em casa.

No mundo da música, todos os concertos e eventos foram cancelados, suspensos ou adiados, pelo que os músicos não podem fazer a sua atividade profissional ao vivo — o que até corresponde à sua maior fonte de rendimento.

De qualquer forma, têm espaço e tempo para serem criativos durante o período de isolamento. E é isso que está a acontecer, por exemplo, em Lisboa, com dois músicos vizinhos e amigos. O saxofonista Ricardo Toscano, uma das maiores referências de uma escola mais jovem do jazz em Portugal, vive mesmo ao lado do conceituado guitarrista madeirense Bruno Santos, que, ainda por cima, vive e tem uma relação com Rita Redshoes.

Esta terça-feira, 17 de março, começaram um ritual que prometem manter nos próximos tempos. Todos os dias, pelas 16 horas, cada um no seu quintal (portanto, juntos mas com o devido distanciamento), vão tocar música.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“I don’t stand a ghost of a chance with you” With my dear friend and neighbor @brunosantosjazz Everyday at 4pm we’ll be playing for our neighbors. Filmed by @ritaredshoes (maybe she’ll join us tomorrow!) Enjoy! 💜 #quarantine #jazz #ricardotoscano @daddariowoodwinds #backyardjazz @jazzvideo #backyardjazzsessions @degrau.emerge #backyardsessions #stayhome

Uma publicação partilhada por Ricardo Toscano (@thericardotoscano) a

“Horas e horas de sessões e palco com o Ricardo Toscano, somos vizinhos há mais de um ano e nunca nos tínhamos juntado em ‘casa’. Ora aí está uma boa razão para isso”, escreveu Bruno Santos no Instagram.

E acrescentou: “Se o tempo permitir, estaremos nos nossos quintais, todos os dias, às 16 horas. Se chover, temos o alpendre. Dá para tocar sem contacto visual. Regras respeitadas e vizinhos à janela a ouvir, a dançar e até a bolo tivemos direito. Soube-nos bem! A foto é da Rita Redshoes, que amanhã junta-se a nós. É uma situação privilegiada, no meio desta confusão e dúvidas.”

Caso não seja um dos vizinhos sortudos, para ver estas sessões musicais em isolamento o melhor é seguir tanto Bruno Santos como Ricardo Toscano nas respetivas contas de Instagram. Esta terça-feira foi publicado um vídeo na mesma rede social.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT