Música

Morreu a cantora Aretha Franklin

A Rainha da Soul e vencedora de 18 Grammys tinha 76 anos e enfrentava um cancro no pâncreas desde 2010.

A cantora tinha 76 anos.

A cantora norte-americana Aretha Franklin, conhecida como sendo a Rainha da Soul e pelo seu grande êxito “Respect” morreu esta quinta-feira, 16 de agosto, na sua casa em Detroit rodeada pela família. Franklin lutava contra um cancro do pâncreas desde 2010.

A confirmação foi dada pela Associated Press depois de várias notícias terem dado conta da gravidade do estado da cantora nos últimos dias. Considerada uma das maiores artistas de todos os tempos, a última vez que apareceu em público foi a 2 de novembro de 2017, para uma atuação na fundação Elton John AIDS, em Nova Iorque. Deu o seu último concerto em agosto do mesmo ano no Mann Center, em Filadélfia, e já acusava bastante fragilidade.

Aretha nasceu em Memphis, no estado norte-americano do Tennessee, onde também viveu Elvis Presley, a 25 de março de 1942. Foi a primeira mulher de sempre a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame, que integrou a 3 de janeiro de 1987.

Ao longo dos seus 62 anos de carreira ganhou 18 prémios Grammy e vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo. Aretha começou a cantar gospel numa igreja onde o pai era pastor. Teve o primeiro de quatro filhos, Clarence, aos 12 anos e enfrentou vários problemas de saúde ao longo dos anos.

Em 2010, cancelou vários concertos para ser operada a um tumor e no ano seguinte surgiram os rumores de que Aretha poderia sofrer de cancro do pâncreas, embora a informação nunca tenha sido confirmada oficialmente.

O seu último disco, e 42.º da carreira, “A Brand New Me”, foi lançado em 2017 e combina algumas das músicas mais conhecidas da cantora com arranjos musicais da Royal Philharmonic Orchestra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT