Música

Se esteve nestes eventos no Porto, Ílhavo ou Albergaria deve contactar um médico

O alerta foi dado pelas autoridades de saúde, porque houve infetados com o coronavírus entre os participantes.
O Hard Club recebeu uma festa de música eletrónica na sexta-feira.

Há cinco eventos culturais entre o Porto, Ílhavo e Albergaria-a-Velha que aconteceram nos últimos dias que estão a causar alerta junto das autoridades de saúde — porque foi confirmado que infetados com o novo coronavírus estiveram presentes nesses espetáculos.

No Porto, o caso é a festa de música eletrónica promovida pelo prestigiado festival Neopop que aconteceu na sexta-feira, 6 de março, no Hard Club. O cabeça de cartaz foi o DJ francês Laurent Garnier — sendo que o alinhamento também contou com vários portugueses — e parece que foi um dos artistas que estava contaminado.

O Hard Club ainda não lançou um comunicado oficial, mas respondeu a algumas perguntas na sua página oficial no Facebook. “De facto existe uma suspeita relacionada com o DJ que atuou na sexta-feira. O Hard Club está agora a reunir as informações concretas para proceder a um comunicado. Alertados para esse facto, o Hard Club procedeu às limpezas dos espaços ocupados pelo referido DJ (palco e backstage) com o rigor previsto pela DGS, e colocou em quarentena todos os nossos colaboradores que tiveram contacto direto.”

Foi o DJ português Mark_ito, nome artístico de Marco Almeida, natural da Figueira da Foz, a ter ficado infetado. Encontra-se internado no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

A delegada de saúde do Norte, Maria Neto, pediu a todos os que estiveram nesta festa que fiquem em isolamento social e que contactem um médico — devem ligar para os números de telefone 220411170 ou 220411171 para perceberem que procedimentos devem tomar.

No distrito de Aveiro, uma única pessoa infetada esteve presente em quatro espetáculos. Foram eles “Concerto de Família — Quatro Famosas Notas Musicais”, a 1 de março, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha; “O Triunfo da Palavra” e “L’après-midi d’un Foehn”, a 6 de março; e “Error 404”, a 7 de março. Estes três foram no festival Palheta — Robertos e Marionetas, na Gafanha da Nazaré, que faz parte do concelho de Ílhavo. 

A informação foi avançada à Agência Lusa pelo diretor do Departamento de Saúde Pública Administração Regional de Saúde do Centro, João Pedro Pimentel. Se esteve nalguma destas quatro performances, é possível que tenha estado em contacto com o infetado, pelo que o recomendado pelas autoridades é que contacte um médico através dos números de telemóvel 910 700 272 ou 910 700 762, linhas exclusivas para estes eventos. 

Em Portugal há 41 casos confirmados de coronavírus — a grande maioria no norte do País. No mundo inteiro são já mais de 116 mil pessoas com a Covid-19, num total de 4091 mortes à data da publicação deste artigo. 64 mil já recuperaram.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT