Música

A consagração de Michael Kiwanuka e a descoberta de Nilufer Yanya

O primeiro dia do Super Rock em Stock ficou marcado pelos concertos esgotados destes dois músicos.
Nilufer Yanya atuou no São Jorge.

Este fim de semana, a Avenida da Liberdade voltou a encher para mais um Super Bock em Stock, que regressa ao seu nome original em homenagem ao “Rock em Stock”, do nosso radialista da NiTfm Luís Filipe Barros, que entre 1979 e 1993 tanto fez pela divulgação de música nova em Portugal.

E é a isso que este festival se propõe: divulgar projetos novos, ou recentes, em vários palcos, e proporcionar ao público um percurso em que tem de saltar de sala em sala para saciar a sede de conhecer artistas frescos.

No entanto, os cabeças de cartaz são, obviamente, os que mais despertam interesse. Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a noite foi de Michael Kiwanuka. O londrino apresentou-se num Coliseu dos Recreios lotado, com o seu estilo que vai buscar muita inspiração ao blues e à soul, como se fosse um cruzamento entre Ben Harper e Jimi Hendrix com Otis Redding.

Já com três discos e uma enorme tour com Adele na bagagem, Kiwanuka teve uma ótima receção por parte do público do Super Rock em Stock, especialmente no tema “Cold Little Heart”, que ganhou fama mundial quando se tornou o tema do genérico da série da HBO “Big Little Lies”. Saiu de palco a ouvir fortes aplausos.

O intervalo entre os concertos permite-nos explorar um pouco a Avenida da Liberdade e o Rossio, seja para comer um croquete no Gambrinus ou provar um dos novos cocktails no Jncquoi Asia. Para os que não querem perder mesmo nada, o melhor é caminhar rapidamente para arranjar o melhor lugar no próximo evento. 

Quando chegámos ao Cinema São Jorge para ver o concerto da britânica Nilufer Yanya, de quem tanto gostamos na NiTfm (em especial pelo single “In Your Head”), a sala encontrava-se esgotada. Quem saiu para fumar tinha perdido o lugar e reclamava para entrar outra vez, outros tentavam a entrada dizendo que a namorada estava a guardar lugar. Enfim, o panorama normal para o Super Bock em Stock. Fica o conselho para quem quiser ir ao concerto de Josh Rouse no Teatro Tivoli BBVA este sábado, 23 de novembro — vão cedo.

Mesmo assim conseguimos assistir à performance da britânica com ascendência turca, que lançou em 2019 o primeiro disco, “Miss Universe”, depois de se tornar uma estrela a divulgar as suas demos no SoundCloud. Nilufer despejou os seus temas com um som muito inspirado em riffs e power chords a lembrar um indie rock de uns Pixies misturados com pop, eletrónica e jazz, num concerto que valeu essencialmente pela intimidade das canções.

Este sábado há mais Super Bock em Stock, e um antigo favorito volta a Lisboa: falamos de Josh Rouse. Outra das novas bandas favoritas da NiTfm, os punk rockers Suecos Viagra Boys, também vão tocar e é outra das atuações imperdíveis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT