Livros

UNESCO revela que vai haver um Dia Mundial da Língua Portuguesa

É a primeira vez que uma língua não oficial da organização recebe esta distinção.
Vai haver concertos e exposições para assinalar a data.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado todos os anos a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas sobre uma língua não oficial da organização. A decisão foi tomada esta quinta-feira, 17 de outubro, numa reunião em Paris, França.

Os países lusófonos uniram-se para apresentar a proposta, e tiveram o apoio da Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai, entre outros. A decisão foi aprovada com unanimidade. Os países de língua portuguesa argumentaram que é a língua mais falada no hemisfério sul e que ela teve uma grande influência nas línguas de outros países.

Todos os anos, a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser celebrado na sede da UNESCO com concertos, iniciativas ligadas à literatura, exposições ou outros projetos dos países lusófonos associados à língua.

Segundo o diplomata António Sampaio da Nóvoa, que falou com a Agência Lusa, citada pelo jornal “Público”, este é um passo importante para que a língua portuguesa se torne numa língua de trabalho na ONU. Atualmente, o inglês, francês, árabe, russo, espanhol e chinês são as línguas oficiais.

A proposta que foi agora aprovada será ratificada na conferência geral da UNESCO marcada para novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT