Livros

Um elefante e um rinoceronte lutaram em Lisboa (e outras 4 histórias inacreditáveis sobre a cidade)

A NiT falou com o escritor de “Era Uma Vez Lisboa”, Luís Ribeiro, sobre o livro que conta vários episódios e curiosidades sobre a cidade.

Foi junto do Terreiro do Paço que este combate aconteceu

Depois de nos dedicarmos a conhecer histórias curiosas sobre o Porto — através do livro “Porto D’Honra”, de Manuel de Sousa —, agora focámo-nos na capital portuguesa. “Era Uma Vez Lisboa” é o novo livro do jornalista Luís Ribeiro e conta episódios caricatos da história de Lisboa.

“Surgiu na sequência de outro livro que fiz, ‘Histórias do Tejo’, que se focava apenas no rio”, explica à NiT Luís Ribeiro.

O repórter da revista “Visão” acrescenta: “Quando estava a investigar, iam aparecendo outras histórias que quase tocavam no rio mas não chegavam às margens. Fui guardando. Este livro podia ser multiplicado por dez. Levantamos uma pedra da calçada portuguesa e por debaixo há imensas histórias.”

O episódio de que Luís Ribeiro mais gosta da cidade fala sobre um centro de refugiados vindos de toda a Europa, consequência da Segunda Guerra Mundial. “Estava num hotel na Austrália quando encontrei um livro chamado ‘Lisbon: War in the Shadows of the City of Light’, daqueles que se pode levar para a praia ou para o quarto, de um autor britânico [Neill Lochery], que fala sobre o papel de Lisboa e a maneira como os refugiados mudaram a cidade.”

A NiT escolheu cinco histórias que são contadas no livro “Era Uma Vez Lisboa”, da editora Esfera dos Livros, publicado em fevereiro e que está à venda por 18,90€.

Uma delas envolve uma luta organizada pelo Rei D. Manuel entre um rinoceronte e um elefante no Terreiro do Paço, em 1515, e que foi uma história insólita que correu o mundo naquela altura. Carregue na imagem para conhecer os nossos episódios favoritos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT