Livros

Escritores portugueses juntam-se para criar história sobre um vírus (em mutação)

O Bode Inspiratório foi destacado no “The Guardian” e está disponível em várias línguas. Cada autor escreve um capítulo.
O projeto começou a 13 de abril.

Nas últimas semanas temos noticiado várias iniciativas que provam que os tempos de pandemia e de confinamento em casa podem ser, apesar de todas as circunstâncias, positivos para a criatividade artística.

Um projeto que prova isso mesmo nasceu a 13 de abril e chama-se Bode Inspiratório. Vários autores portugueses juntaram-se para escreverem um livro em conjunto. Cada um faz um capítulo por dia e continua assim a história, que começou com um grupo de cientistas a tentar encontrar a cura para um vírus que causou uma pandemia global.

O conceito foi pensado por Ana Margarida de Carvalho, sendo que entre os escritores que já se juntaram à causa encontram-se Mário de Carvalho, Inês Pedrosa, Afonso Cruz, Hugo Gonçalves, José Mário Silva, Jorge Serafim ou Patrícia Reis, entre outros — tudo pode ser consultado (e lido) no site do projeto.

O Bode Inspiratório está também a chegar aos leitores estrangeiros — uma vez que os capítulos estão a ser traduzidos para várias línguas — e o jornal “The Guardian” destacou a iniciativa, entrevistando vários dos envolvidos.

Cada capítulo está ainda associado a uma obra de arte criada por um artista contemporâneo português. “Portugal, apesar de ter uma língua falada por muitos milhões de pessoas em todos os continentes, tem uma literatura relativamente insular”, disse Ana Margarida de Carvalho ao “The Guardian”. 

E acrescentou: “É muito difícil quebrar as fronteiras do confinamento cultural que nos rodeiam. Por isso é que ficámos muito felizes de podermos ter o mundo anglo-saxónico a ler-nos, a conhecer-nos, e que possam ter uma pequena amostra da literatura e arte contemporânea portuguesa”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT