Cinema

Sara Sampaio é a estrela de “Carga” — um filme português sobre o tráfico de mulheres

A NiT falou com Bruno Gascon, o realizador que convenceu a modelo a estrear-se no cinema. Rita Blanco, Vítor Norte e Ana Cristina Oliveira também fazem parte do elenco.

Sara Sampaio estreia-se no cinema com "Carga".
Michalina Olszanska é protagonista de "Carga" e da série "1983", do Netflix.
Bruno Gascon escreveu e realizou "Carga".

O novo filme de Bruno Gascon fala sobre o tráfico humano e tem um elenco de luxo, que junta estrelas do cinema e talentos portugueses da moda: Rita Blanco, Sara Sampaio, Vítor Norte, Ana Cristina Oliveira e Miguel Borges, entre outros. O realizador português é praticamente desconhecido do grande público, mas deu que falar fora de Portugal, em 2015, quando lançou “Boy“, uma curta-metragem ao estilo do thriller psicológico “Saw“. Nomeado para vários prémios internacionais, venceu o “Rising Star Award” no Canada International Film Festival. 

“Podias ser tu.” Este é o ponto de partida de “Carga”, uma longa-metragem sobre o tema do tráfico humano, rodado ao longo de 56 dias em Castelo Branco, Fundão, Louriçal do Campo, Covilhã, Serra da Estrela e Belmonte.  

“A frase resume um dos meus objetivos: fazer com que cada pessoa se possa colocar no lugar daquelas personagens e pensar sobre qual seria a sua escolha se estivesse naquela situação”, revela o realizador à NiT. “Mais do que nunca era urgente falar sobre este tema.”

O filme conta a história de Viktoriya, uma jovem russa apanhada numa rede de tráfico ilegal, que apenas tem uma hipótese: lutar para sobreviver; e de António, um velho camionista, interpretado por Vítor Norte, que se cruzará no caminho da jovem.

Apesar de ter apenas três filmes no currículo, Gascon só precisou de escrever o guião e enviá-lo a Sara Sampaio para a convencer a alinhar no filme. A manequim portuguesa, que interpreta o papel de uma rapariga traficada chamada Anna, quase nem precisou de direção de atores.

“A Sara Sampaio sempre teve o sonho de ser atriz e tem trabalhado muito para isso. Para mim é um privilegio que ela tenha feito a sua estreia no meu filme.”

Embora a sua carreira seja ainda curta, o novo filme de Bruno Gascon, com estreia marcada para novembro, já deu muito que falar: além de ser protagonizada pela atriz Michalina Olszanska, considerada uma das mais talentosas atrizes da sua geração na Polónia, conta com nomes consagrados portugueses como Vítor Norte, Rita Blanco, Miguel Borges, Ana Cristina Oliveira, Dmitry Bogomolov, Duarte Grilo, e claro, Sara Sampaio.

Bruno diz que já tinha pensado nestes nomes para o seu filme. Negociar com eles foi outra história. “Existiu logo uma grande empatia com o guião e entre nós, por isso, a negociação foi praticamente inexistente. Houve uma grande vontade de aceitarem o desafio que lhes fiz”, conta o realizador que começou à procura de apoios em 2016. 

O primeiro investidor foi Tim Vieira, o self-made man que se tornou uma celebridade no programa da SIC “Shark Tank”.

“Ao princípio foi muito difícil, fecharam~nos muitas portas mesmo com a ajuda do Tim, que é um dos produtores executivos da ‘Carga’.” Com mais ou menos dificuldades, o filme vai fazendo o seu caminho e já foi vendido na China, havendo interesse também nalguns países da Europa. Recentemente a equipa esteve em negociações em Cannes. 

Cartaz de “Carga”, que estreia em novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT