Cinema

Penélope e Javier: a história de amor mais fofinha do cinema

O casal espanhol tem um novo filme: o thriller “Todos Sabem”, que estreou em Portugal no Dia dos Namorados.
A dupla no filme "Vicky Cristina Barcelona".

Javier Bardem e Penélope Cruz formam um dos casais mais populares da indústria do cinema — sobretudo se estivermos a falar do mercado espanhol ou até do europeu. Ao mesmo tempo, são também um dos casais mais discretos.

Os dois já contracenaram várias vezes. O seu novo filme é o thriller “Todos Sabem”, que fez parte da seleção do prestigiado festival de Cannes no ano passado e estreou em Portugal a 14 de fevereiro.

Realizado pelo iraniano Asghar Farhadi, cineasta que agora vive em Espanha, a história centra-se na família de Laura, a personagem de Penélope Cruz. Laura e os dois filhos vivem na Argentina e voltam à sua cidade natal, em Espanha, nos arredores de Madrid, numa viagem que vai mudar tudo, para sempre.

O objetivo era irem ao casamento da irmã de Laura, mas uma das suas filhas vai ser raptada. Javier Bardem interpreta Paco, um ex-namorado de Laura que a ajuda a encontrar a rapariga desaparecida. Os dramas complexos da personagem de Penélope Cruz são um dos principais elementos no enredo.

Na vida real, os atores espanhóis são pais de Leonardo, que celebra o nono aniversário este ano, e de Luna, que vai fazer sete anos. Para este filme, fizeram questão de separar a vida pessoal da profissional — os dramas de filhos perdidos na história não se podia refletir em casa.

“Talvez tenha feito formas extremas de representação de método quando era mais nova. Nessa altura pensava que quanto mais me torturasse e por mais meses que ficasse com a personagem, melhor eu seria a representar”, contou Penélope Cruz numa entrevista à revista “Vanity Fair”. “Mas depois percebi que isso não está relacionado com a performance, entendi que tenho uma vida e que tenho um trabalho.”

A atriz espanhola de 44 anos disse que gosta desse equilíbrio que tem na vida. “Isso faz com que eu possa oscilar muitas vezes num dia entre a realidade e a ficção. Gosto dessa dança, sou apaixonada por isso.”

“Jamón, jamón”, o primeiro filme dos dois.

Na mesma entrevista falou sobre como é contracenar com o marido, Javier Bardem. “O facto de confiarmos tanto um no outro e de nos apoiarmos ajuda”, disse Penélope. Apesar de também admitir que parece que estão a ser mais observados por todos os técnicos quando contracenam juntos. “Mas não é algo que planeamos fazer de dois em dois anos. Só de vez em quando, se parecer bem.”

Os dois atores também participaram no filme “Amar Pablo, Odiar Escobar”, de 2017. Javier Bardem interpretava Pablo Escobar, enquanto Penélope Cruz era Valeria Vallejo, jornalista e amante do narcotraficante. A verdade é que ambos se conhecem há bastantes anos.

Deram o primeiro beijo — e participaram no primeiro filme em conjunto — em 1992. Já lá vão 27 anos. Conheceram-se nas gravações dessa pequena produção espanhola, “Jamón, Jamón”, que uma comédia dramática sobre um triângulo amoroso. Penélope Cruz tinha apenas 17 anos e Javier Bardem (que hoje tem 49) tinha 22 anos. Mas não foi aí que começou a sua relação amorosa.

Foi só em 2008, quando participaram em “Vicky Cristina Barcelona” — o filme de Woody Allen que curiosamente tinha outro triângulo amoroso, desta vez com Scarlett Johansson — que os dois começaram a relação. No início não foi de todo pública.

Já havia rumores, mas os fãs só tiveram a confirmação quando um paparazzo tirou uma fotografia do casal aos beijos numas férias nas Maldivas. O filme ainda nem sequer tinha estreado, mas as gravações haviam terminado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT