Cinema

Os cinemas já reabriram — mas o número de espectadores caiu 99%

Desde 1 de junho que as salas podem voltar a ter filmes, mas ainda há um longo caminho a percorrer para a normalização do setor.
O setor está bastante fragilizado.

Os cinemas tiveram ordem para poderem reabrir a 1 de junho. Muitas cadeias, no entanto, optaram por esperar mais algumas semanas, enquanto implementavam as novas normas de segurança e aguardavam por um número maior de novos filmes para exibir. Por isso, as salas independentes foram as primeiras a abrir.

No entanto, os números divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), referentes ao mês de junho, revelam que a normalização do setor está muito longe de acontecer — o que poderá ser um enorme problema financeiro para as empresas da área do cinema em Portugal.

Em junho, foram ao cinema 12 403 espectadores em Portugal, ou seja, menos 98,9 por cento do que em junho de 2019. Entre janeiro e junho (sendo que em abril e maio os cinemas estiveram totalmente encerrados), foram ao cinema 2 546 477 espectadores. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os cinemas em Portugal perderam mais de quatro milhões de espectadores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT