Cinema

MOTELX: os filmes que pode ver este ano no festival de terror

O evento regressa ao Cinema São Jorge de 4 a 9 de setembro e abre com uma história da saga de “The Conjuring”.

O festival terá programas para os miúdos e um cineconcerto.

O grande festival de cinema de terror português está de volta para mais uma edição e já se conhecem as primeiras novidades. O MOTELX regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 4 a 9 de setembro. A 12.ª edição do evento abre com um dos filmes mais esperados do ano no universo do terror: “The Nun — A Freira Maldita”, da famosa saga “The Conjuring”.

Foca-se na freira assombrada que já conhecemos dos outros filmes — que na verdade é uma jovem rapariga que foi possuída por um demónio na Roménia. Um casal é enviado pelo Vaticano para investigar o caso.

Além disso, no MOTELX vai celebrar-se o 200. aniversário do clássico “Frankenstein”, da escritora britânica Mary Shelley. A história continua a ser relevante na atualidade e o monstro criado pelo Dr. Frankenstein aparece em múltiplos filmes, séries e outros livros.

Em 1918, Mary Shelley, por ser mulher, foi silenciada enquanto autora deste livro. A propósito, vai haver um debate com Maria João Luís e Fernanda Câncio sobre a voz das mulheres no mundo das artes.

A programação vai contar ainda com filmes como “Morto Não Fala”, a estreia do realizador brasileiro Dennison Ramalho nas longas-metragens. Veja ainda “Ghost Stories”, de Jeremy Dyson e Andy Nyman, e “Ghostland”, de Pascal Laugier, além de “Terrified”, de Demián Rugna.

O MOTELX deste ano terá ainda o filme australiano “Brother’s Nest”, sobre a ruína da família tradicional, ou o dinamarquês “Cutterhead”, que questiona o futuro da União Europeia na sequência do Brexit. Haverá ainda os filmes portugueses “Aparelho Voador a Baixa Altitude” e “A Filha”, da secção Quarto Perdido.

Tal como nos anos anteriores, o festival vai premiar a melhor curta-metragem portuguesa com cinco mil euros — sendo que os vencedores ficam automaticamente nomeados para a competição internacional Méliès d’Or.

A organização também irá premiar a melhor longa-metragem europeia. Vai continuar também a haver o concurso da Yorn aberto ao público de micro-curtas filmadas com smartphones ou tablets.

Este ano vai ser ainda apresentado o novo livro de contos do escritor americano H.P. Lovecraft — com direito a um cine-concerto em 3D, enquanto serão apresentados alguns excertos da obra, de The Legendary Tigerman e o realizador Edgar Pêra. Vai haver ainda uma exposição das ilustrações portuguesas que fazem parte do livro.

A Via Verde é parceira do festival e vai ter, com o seu serviço de carsharing Drive Now, uma diversão onde será possível experienciar vários tipos de medo dentro de um carro. Vai haver sessões especiais de histórias assustadoras para os miúdos, com o nome Lobo Mau.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT