Cinema

Depois de “Milagre na Cela 7”, há outro filme na Netflix a fazer chorar os fãs

Chama-se “18 Presents” e é uma produção italiana comovente e emocionante sobre uma mãe grávida com cancro terminal.
Tem 1h55 de duração.

Em meados de março, em plena pandemia e com os espectadores em casa, chegou um filme turco à Netflix que, nas semanas seguintes, e de forma inesperada, iria conquistar o ranking dos conteúdos mais vistos em Portugal.

Falamos de “Milagre na Cela 7”, um remake de um filme sul-coreano, que se tornou num autêntico fenómeno de popularidade. Conta a história de Memo, um adulto com um atraso cognitivo e a idade mental de uma criança. Pastor de profissão, vive em casa da mãe com a sua filha, Ova.

A mãe já morreu, portanto cabe a Memo cuidar e educar a filha, em conjunto com a avó da criança. Só que um trágico acidente torna-o no principal suspeito da morte de uma rapariga. Preso e incapaz de provar a inocência, vai contar com a ajuda de um bando de criminosos (os que vivem com ele na cela sete) para concretizar um dos seus últimos desejos.

A história emocionante capaz de pôr a chorar qualquer espectador — sobretudo numa altura particularmente difícil de pandemia — foi um enorme sucesso, sem que a língua tenha sido de todo um obstáculo.

Nas últimas semanas, há outro filme que, embora não esteja a ter a mesma popularidade, nem de perto, é uma produção estrangeira que tem tido alguma atenção em Portugal (e não só) e que promete ser igualmente comovente.

Chama-se “18 Presents” e é um filme italiano que estreou na Netflix a 8 de maio. Tem estado no top dos filmes mais vistos na plataforma de streaming — nas últimas 24 horas, foi a oitava produção mais vista no catálogo nacional.

Esta é a história, inspirada em factos reais, de Elisa (Vittoria Puccini), uma mãe de 40 anos grávida de uma bebé. Tudo lhe corre bem na vida, tem um bom emprego e um namorado que a adora, até que descobre que tem um cancro em fase terminal — a sua filha irá conseguir sobreviver, mas Elisa nunca a vai conhecer.

Por isso, deixa 18 presentes com um significado especial à filha, para ela abrir em cada aniversário, até se tornar uma mulher.

Anna, assim se chama a filha, acaba por se tornar numa adolescente rebelde, frustrada e angustiada — que os presentes anuais da mãe não conseguem compensar. No entanto, um acontecimento impossível vai fazer com que toda a sua vida e perspetiva mude, numa narrativa que envolve uma noção estranha do tempo.

“18 Presents” foi realizado por Francesco Amato e o elenco inclui ainda Benedetta Porcaroli, Edoardo Leo, Sara Lazzaro, Marco Messeri, Betty Pedrazzi e Alessandro Giallocosta, entre outros. Tem 1h55 de duração.

Carregue na galeria para conhecer as principais novidades da televisão (e do streaming) para o mês de maio. E, já agora, leia a crítica da NiT a “Milagre na Cela 7” e descubra o que significa a expressão “lingo lingo”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT