Cinema

Leffest: os filmes que não pode perder em Sintra e Lisboa

O festival de cinema deixa o Estoril e arranca já esta sexta-feira, 17 de novembro, com várias antestreias e convidados especiais.

O novo filme de Woody Allen vai passar no festival.

São dez dias cheios de filmes, estrangeiros e portugueses, dentro e fora de competição, divididos por secções, e várias sessões com convidados especiais. O Leffest está de volta e, pela primeira vez, deixa o Estoril para se mudar para Sintra — apesar de metade do festival ainda acontecer em salas de Lisboa. Arranca esta sexta-feira, 17 de novembro, e prolonga-se até dia 26.

Uma das sessões que promete levar mais gente ao festival é o encontro de fãs com Robert Pattinson, o ator que se tornou uma estrela mundial depois de interpretar um vampiro adolescente na saga de “Crepúsculo”. Está marcado para as 19 horas de 25 de novembro no Cinema Medeia Monumental.

Uma das maiores retrospetivas deste ano, com cerca de 30 filmes, é dedicada à francesa Isabelle Huppert, que vai estar a apresentar várias sessões e estará presente para a inauguração da exposição “Isabelle Huppert: Woman of Many Faces” no MU.SA — Museu das Artes de Sintra, que vai reunir mais de 100 fotografias da atriz.

Os portugueses João Mário Grilo e José Vieira também vão estar em destaque. Além disso, Alain Tanner, que nos anos 80 filmou em Lisboa “A Cidade Branca”, e o artista e realizador Julian Schnabel, o responsável por “O Escafandro e a Borboleta”, vão ter as próprias retrospetivas.

Outros convidados importantes são o realizador David Cronenberg, que será presidente do júri; o realizador (e ator) John Carroll Lynch; o ator Willem Dafoe; ou o realizador Mathieu Amalric, entre vários outros.

Além disso, e como é habitual, o Leffest tem uma programação artística paralela ao cinema — que inclui peças de teatro, exposições, concertos, debates, masterclasses e sessões de leitura. O programa completo está disponível no site do festival. Os bilhetes, com preços variados, estão disponíveis na Bilheteira Online.

A NiT selecionou alguns dos filmes que não pode perder nesta 11.ª edição do festival.

“Roda Gigante”, Woody Allen

O novo filme de Woody Allen vai estar antestreia em Portugal. Esta história passa-se nos anos 50 em Coney Island — um nadador-salvador conta a história de um operador de carrossel de meia idade e da sua mulher, com Kate Winslet e Justin Timberlake. Vai ser exibido dia 24, no Monumental, pelas 22 horas; e no dia seguinte no Centro Cultural Olga Cadaval, à mesma hora.

“I Love You, Daddy”, Louis C.K.

O filme realizado por Louis C.K. teve a estreia cancelada nos EUA depois das acusações de assédio sexual que foram feitas ao humorista — e que o próprio depois confirmou como sendo verdadeiras. Contudo, vai poder ser visto em Portugal. Esta comédia é sobre um argumentista cuja filha se apaixona por um realizador mais velho, o que origina vários problemas. Pode ser visto a 23 de novembro no Monumental, às 22 horas; e dia 24, no Amoreiras, às 21h30.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT