Cinema

Kirk Douglas deixou mais de 50 milhões a instituições de solidariedade

Cerca de 85 por cento da fortuna do ator, que morreu no início do mês, destina-se a fins de caridade.
Morreu no início do mês.

O ator Kirk Douglas, um dos mais conhecidos e reputados atores na história de Hollywood, morreu a 5 de fevereiro aos 103 anos. Da sua fortuna, avaliada em cerca de 56 milhões de euros, deixou quase tudo à Douglas Foundation, uma instituição de solidariedade que fundou em 1964  para “ajudar aqueles que não se podem ajudar a si mesmos”.

A notícia foi avançada pelo jornal britânico “Mirror”. A lenda de Hollywood era conhecida por ser um homem extremamente caridoso.

Cerca de 85 por cento da fortuna foi dividida entre a Universidade de St Lawrence, nos EUA, onde fundou uma bolsa de estudos para estudantes de minorias ou com dificuldades financeiras; o Templo Sinai, onde fica o Centro de Juventude que fundou com a mulher; e o Kirk Douglas Theatre, na Califórnia.

Segundo o “Mirror”, Kirk Douglas não deixou nada para o seu filho, o ator Michael Douglas, que anunciou a sua morte através de uma publicação na sua página de Instagram: “É com uma tremenda tristeza que eu e os meus irmãos anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos”, escreveu.

“Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da Era de Ouro dos filmes que viveu os seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas que ele acreditava estabeleceram um padrão para todos nós aspirarmos. Mas para mim e para os meus irmãos, Joel e Peter, era simplesmente o Pai(…)”, continuou Michael Douglas na mesma publicação.

Com uma carreira prolifera no cinema, sobretudo dos anos 40 e 50, Douglas chegou a estar três vezes nomeado para melhor ator pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, mas nunca ganhou — acabaria por receber um Óscar honorário em 1996.

Só em 2004 deixou os filmes, com mais de 80 no currículo. Uma das últimas aparições públicas foi nos Globos de Ouro de 2018. O ator era também conhecido pela sua filantropia, tendo-se associado a várias causas. Quando fez 99 anos, doou, juntamente com a sua mulher Anne Buyden, mais de 50 milhões de euros para centros de atendimento e fundos relacionados com o cinema.

Anne Buyden, a sua segunda mulher, casada com Douglas desde 1954, sobrevive a Kirk — tem 100 anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT